Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa oferece quatro vagas de pós-doutorado


Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa oferece quatro vagas de pós-doutorado

Oportunidades são para as áreas de aprendizagem de máquina, física aplicada a problemas ambientais, balanço de carbono e sensoriamento remoto de aerossóis (foto: RCGI/divulgação)

Publicado em 18/10/2021

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas para quatro oportunidades de pós-doutorado. O prazo se encerra em 20 de novembro de 2021.

As vagas são para trabalhar no subprojeto “Emissão de gases de efeito estufa na Amazônia e sistema de análise de dados e serviços”, em que uma equipe multidisciplinar construirá um sistema computacional que integre dados associados à emissão de gases de efeito estufa na Amazônia, como mudanças do uso do solo, sensoriamento remoto de gases de efeito estufa, parâmetros meteorológicos, dados de degradação florestal, medidas in situ no solo e em torres de fluxos e concentrações de gases de efeito estufa na Amazônia.

O bolsista de uma das vagas contribuirá na montagem e compilação da base de dados de medidas de CO2 e CH4 em alta resolução espacial produzida por várias plataformas de sensoriamento remoto, além de colaborar na incorporação e integração de medidas de satélites da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) e da União Europeia. 

Para outra oportunidade, o pós-doutorando participará na criação de bancos de dados para distribuição espacial de vários aspectos meteorológicos e na integração de bases de dados com padrões de mudança de uso do solo e fluxos de gases de efeito estufa.

O candidato selecionado da terceira vaga contribuirá compilando dados de longo prazo que foram coletados em torres de fluxo dos programas LBA e ATTO e combinados com simulações por processo. Já para a quarta oportunidade o objetivo será trabalhar na validação de dados de satélites com medições terrestres para aerossóis e gases de efeito estufa.

Os candidatos devem ter obtido o grau de doutor há menos de sete anos, com prioridade para candidato que tenha recém-concluído o doutorado, dentro do prazo normal de sua duração, com excelente histórico escolar na pós-graduação.

As inscrições para todas as oportunidades devem ser feitas pelo site do RCGI, acessando os respectivos códigos: REF 21PDR135, REF 21PDR136, REF 21PDR138 e REF 21PDR139.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4561, www.fapesp.br/oportunidades/4562, www.fapesp.br/oportunidades/4563 e www.fapesp.br/oportunidades/4564.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/37092