Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Iniciação científica em bioenergia na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp


Iniciação científica em bioenergia na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

Vaga está vinculada a projeto que estuda o reaproveitamento de resíduos líquidos e sólidos procedentes da indústria alimentícia (foto: Pixabay)

Publicado em 18/10/2021

Agência FAPESP – Uma vaga de iniciação científica com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto de Apoio a Jovens Pesquisadores “Waste2energy: integração das tecnologias supercrítica e digestão anaeróbia através de um sistema automatizado para produção de precursores de biocombustíveis”. O prazo de inscrição se encerra na sexta-feira (22/10).

O projeto é conduzido na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp) e estuda o reaproveitamento de resíduos líquidos e sólidos (águas residuárias de lavagem e cascas de frutas) procedentes da indústria de alimentos por meio do desenvolvimento de um sistema integrado de tratamento e análise utilizando a tecnologia de digestão anaeróbia.

Com o intuito de avaliar a valorização de resíduos, propõe-se a montagem de uma unidade experimental com reator agitado, condições mesofílicas, do tipo seca, regime batelada, que permitirá estudos dos parâmetros operacionais, da composição do gás e de aspectos técnico-econômicos.

Os interessados podem se candidatar pelo e-mail da professora Tânia Forster Carneiro (taniafc@unicamp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4556.

A bolsa de iniciação científica tem duração de 6 a 12 meses, a depender do desempenho do bolsista. O valor mensal da bolsa é de R$ 695,70. Mais informações sobre bolsas de iniciação científica estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/ic.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/37093