Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Treinamento técnico em filogenia na Unesp de São José do Rio Preto


Treinamento técnico em filogenia na Unesp de São José do Rio Preto

Candidato deve ser bacharel, licenciado ou mestre em ciências biológicas ou áreas afins. É desejável experiência prévia com trabalho laboratorial em biologia molecular (foto: Wikimedia Commons)

Publicado em 20/10/2021

Agência FAPESP – Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Filogenômica e caracterização genômica de algas vermelhas continentais da ordem Batrachospermales (Rhodophyta)”. Os interessados devem se inscrever até 15 de dezembro.

A pesquisa é conduzida no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Ibilce-Unesp), em São José do Rio Preto. O projeto propõe a análise filogenômica e a caracterização de genomas de plastídios de algas vermelhas continentais da ordem Batrachospermales.

Será oferecido treinamento nas várias etapas envolvidas no projeto, tanto práticas (laboratoriais e de campo) quanto teórico-práticas. Há possibilidade de o bolsista se associar ao projeto futuramente como aluno de mestrado ou doutorado nos programas de biodiversidade ou microbiologia do campus.

O bolsista realizará as seguintes atividades: coleta de amostras; preparação de soluções preservativas e de biologia molecular; calibragem e manutenção de equipamentos; realização de protocolos de biologia molecular com amostras de algas vermelhas; inclusão das amostras de DNA em banco de dados e das sequências geradas no NCBI.

Os candidatos devem ser bacharel, licenciado ou mestre em ciências biológicas ou áreas afins. É desejável, mas não pré-requisito, que tenha experiência prévia com trabalho laboratorial em biologia molecular.

Interessados devem enviar currículo Lattes, histórico escolar da graduação ou mestrado e duas referências para o e-mail do professor Orlando Necchi Jr (o.necchi@unesp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4539.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de bolsa de mestrado ou doutorado direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/37122