Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vídeos

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Vídeos

Pesquisas financiadas pela FAPESP e alinhadas aos ODS

Ciência SP | Concentração de poluentes na atmosfera paulistana

Estudo realizado na USP analisou indicadores de poluição do ar na Região Metropolitana de São Paulo entre os invernos de 2019 e 2020, quando a movimentação na capital estava reduzida em razão do isolamento social.


Ciência SP | Proteína pode indicar gravidade de tumor cerebral

Uma proteína amplamente estudada no contexto das doenças neurodegenerativas pode ter ligação com um tipo de câncer do sistema nervoso central, o meduloblastoma. Esse tumor cerebral é um dos mais comuns e agressivos em crianças e surge de células que não se diferenciaram durante o desenvolvimento neuronal.


Ciência SP | Diário de Campo - Rio Negro

A bordo da embarcação Comandante Gomes, cientistas do Museu de Zoologia da USP realizaram por 13 dias uma expedição pelo Rio Negro, no Estado do Amazonas


CSP | Inovação na edição genômica do milho

Cientistas do Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) da Unicamp, apoiado pela FAPESP e pela Embrapa, desenvolveram um protocolo para acelerar a edição genômica de plantas de milho para a região tropical.


Diário de Campo - Rio Negro | O retorno (ep. 7)

No último episódio da série, a expedição se encerra com mais de 130 espécies de peixes coletadas.


Ciência SP | Nanomaterial permite monitorar teor de tanino no vinho tinto

Trabalho conduzido por pesquisadores da Embrapa e da UFSCar abre caminho para o desenvolvimento de sensores ópticos capazes de monitorar taninos em produtos alimentícios, vinhos e outras bebidas


Capítulo 6- Diário de Campo - Rio Negro | Calhamazon

Uma das artes de pesca usadas para coletar peixes-elétricos foi empregada pela primeira vez em larga escala em água doce no projeto Calhamazon, que reuniu pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos em três excursões entre 1993 e 1996. Quase 30 anos depois, quatro membros se reencontraram na Expedição DEGy Rio Negro.


Ciência SP | Regeneração óssea a partir de células-tronco

Pesquisadores da Forp-USP investigam células-tronco como ferramenta em terapias para promover a regeneração óssea em substituição aos enxertos, que podem gerar problemas como dor, inflamação e até mesmo rejeição.


Ciência SP | Estudo busca reduzir o impacto da queda de árvores

Estudo conduzido na USP identificou os principais fatores associados à queda de árvores urbanas e que podem ser usados como preditores. Entre eles estão o estado da madeira, o estrangulamento da raiz pelas calçadas e as podas drásticas.


Diário de Campo - Rio Negro | Sarapós (ep. 4)

Os mais abundantes peixes-elétricos estão presentes desde o fundo dos grandes rios até os igarapés, onde podem se enterrar na areia ou se confundir com o folhiço. Em duas semanas, expedição na bacia do rio Negro coletou 27 espécies do grupo


Ciência SP | Válvula de Wheatley aprimorada

Pesquisadores da USP e da Unicamp trabalham no aprimoramento da válvula de Wheatley, dispositivo cardíaco usado para tratar pacientes com estenose aórtica. Comum entre idosos, essa doença dificulta a saída do sangue do coração para a aorta e compromete a circulação.


Comitiva do presidente francês Emmanuel Macron participa da inauguração do Institut Pasteur (SP)

Novo membro da rede, que congrega 33 laboratórios em 25 países, está sendo equipado com apoio da FAPESP, que também financia diversos jovens pesquisadores associados ao instituto.


Diário de Campo - Rio Negro | Poraquês (ep. 3)

Espécie da bacia do rio Negro aproveita os espaços entre as raízes e ocos de árvores para fazer seus ninhos e cuidar dos filhotes por quatro a seis meses, saindo apenas à noite para caçar.


Ciência SP | Nova espécie de água-viva

Um animal gelatinoso, com cerca de 10 centímetros de diâmetro. Visto de cima, apresenta duas faixas vermelhas cruzadas, que lembram a cruz de São Jorge. Esta é a nova espécie de água-viva (Santjordia pages) descrita por um grupo internacional de pesquisadores que inclui um brasileiro apoiado pela FAPESP.


Ciência SP | Estudo aponta áreas para a conservação de crustáceos

Estudo revela que uma montanha e uma praia da Ilha da Trindade, no Espírito Santo, têm papel fundamental na reprodução e manutenção do caranguejo-amarelo.


Diário de Campo - Rio Negro: Primeiras coletas (ep. 2)

Após 24 horas de viagem desde Manaus, a Expedição DEGy Rio Negro chega à foz do rio Jauaperi, onde finaliza os preparativos para a busca de Iracema caiana.


Ciência SP | Biossensor detecta glicose na urina

Pesquisadores da USP e da Embrapa desenvolveram um biossensor capaz de detectar glicose na urina. A ideia é oferecer às pessoas com diabetes uma alternativa não invasiva para o monitoramento da glicemia, que é fundamental para o controle da doença.


Diário de Campo - Rio Negro - Episódio 1 - A partida

Nos preparativos para a expedição pelo Rio Negro em busca dos Gymnotiformes, pesquisadores reúnem mais de 200 quilos de equipamentos e insumos para detecção, coleta e armazenamento dos exemplares.


Ciência SP | Drones contra a dengue

Uma tecnologia inicialmente voltada à aplicação de biodefensivos para o controle de pragas agrícolas poderá ser usada, no ambiente urbano, para combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.


Ciência SP | O impacto da monocultura em riachos tropicais

Com apoio da FAPESP, pesquisadores da UFSCar estudaram as comunidades de invertebrados aquáticos presentes em riachos do Estado de São Paulo


Ciência SP | Ciência para Todos mostra o impacto social e econômico da pesquisa paulista

Os 13 episódios da segunda temporada da série “Ciência para Todos”, fruto de parceria entre a FAPESP e o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, já estão disponíveis na Globoplay.


Ciência SP | Estrutura e desenvolvimento de vidros especiais

Estudo conduzido no Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), um CEPID apoiado pela FAPESP, mostrou que a inclusão de óxido de nióbio em vidros compostos por silicatos resulta na polimerização da rede de silício, aumentando a densidade de ligações e a conectividade do material.


Ciência SP | Bem-estar aumenta produtividade de porcos

Estudo da USP revela que as condições de confinamento dos suínos machos – e não apenas das fêmeas, como se sabia – afetam profundamente a forma como os filhotes lidam com o estresse, o que interfere no bem-estar desses animais.


ODS 3
Perfil de proteínas revela agressividade do câncer de cabeça e pescoço

Cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) combinaram diversas técnicas para buscar marcadores moleculares associados à agressividade de tumores de cabeça e pescoço


ODS 9
Ciência SP | Fibra óptica biodegradável

Fibra óptica biodegradável permite medir ou modular correntes elétricas no corpo humano. A novidade foi produzida a partir de ágar, material extraído de algas vermelhas


Vídeos sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Vídeos sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: