8º Science20

Publicado em 07/03/2024

Agência FAPESP – A Academia Brasileira de Ciências (ABC) presidirá, na próxima segunda (11/03) e terça-feira (12/03), no Rio de Janeiro, a 8ª edição do Science20 (S20) – grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, formado pelas academias nacionais de ciências dos países que integram o G20.

O Science20 visa promover o diálogo entre as comunidades científicas em temas críticos e também produzir recomendações aos chefes de governo e de Estado do G20.

Durante a presidência brasileira, as academias de ciências discutirão a ciência para a transformação mundial. Abordagens inovadoras serão apresentadas pela ABC para o debate dos desafios relacionados à inclusão social, inteligência artificial, bioeconomia, transição energética e saúde, com enfoque nas diferenças demográficas e o impacto dessas na sociedade.

O tema central da atual edição do S20 será “Ciência para a transformação mundial”. Serão realizadas duas reuniões presenciais e reuniões virtuais, abordando cinco enfoques principais: bioeconomia, desafios da saúde, inteligência artificial, justiça social e processo de transição energética.

Além das apresentações das academias de ciências e organizações científicas internacionais, serão proferidas quatro conferências e apresentado um novo projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) focado no aprendizado em ciências para a educação.

Os conferencistas serão Fernanda De Negri, economista e diretora de estudos setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Márcia Castro, demógrafa e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos); Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho Superior de Inovação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento acontecerá a partir das 9 horas, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, somente para convidados. O público pode acompanhar o 8º Science20 em transmissão on-line pelo canal da ABC no YouTube.

Mais informações: https://tinyurl.com/yhphx7c5.