Com seu telescópio de 8,4 metros, instalado no Chile, o equipamento vai fotografar um campo do céu a cada três ou quatro minutos. E a Rednesp transmitirá, em sete segundos, a informação coletada aos centros de processamento nos Estados Unidos. Primeiras imagens serão divulgadas hoje
Durante a visita foi assinado acordo de cooperação entre a USP e o Museu Nacional de História Natural
Pesquisadores do Brasil e da França reúnem-se em seminário durante a FAPESP Week para discutir caminhos para os museus diante das mudanças e desafios do século 21
Pesquisadores, dirigentes de instituições e representantes de comunidades indígenas discutem em Paris a importância dos museus de história natural e o seu papel no século 21, em simpósio na FAPESP Week France
Em simpósio em Paris, professor de Zoologia da USP explica como novas tecnologias permitem usar o DNA degradado de espécimes conservados há décadas, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a conservação da biodiversidade
Evento traz informações para a formação de professores no ensino das ciências da natureza. Trabalhos devem ser enviados até 19 de junho
FAPESP concederá até 120 bolsas em nova edição do Programa Aristides Pacheco Leão, da Academia Brasileira de Ciências; manifestação de interesse por parte dos orientadores deve ser feita até 16/06
Fundação Carlos Chagas promove o reconhecimento de práticas de formação de novos professores da educação básica
Fundação Carlos Chagas promove o reconhecimento de práticas de formação de novos professores da educação básica
Programas enfrentam redução no número de ingressantes. Entre as soluções propostas em seminário realizado na USP estão a necessidade de torná-los mais flexíveis, rápidos, com conteúdo mais moderno e próximos da sociedade
Chamada "Universo Expansivo" foi projetada para aumentar a acessibilidade na educação em astronomia, especialmente para estudantes com perda de visão
Iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho oferecerá bolsas de Iniciação Científica para estudantes de licenciatura nas áreas de matemática, física, química e biologia
Os limites e as possibilidades para o bem-viver de alunos pretos e pardos em instituições de ensino superior foram o foco de estudo feito na USP. Pesquisadores apresentam recomendações para promover um ambiente acadêmico mais inclusivo e saudável
Em entrevista à Agência FAPESP, o professor da USP Jacques Marcovitch, mentor e coordenador do Projeto Métricas, conta como a iniciativa tem buscado aprimorar a gestão das universidades públicas do Estado de São Paulo
As seis equipes vencedoras nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão anunciadas em 21 de outubro
Em seminário on-line promovido por FAPESP e National Science Foundation, dos Estados Unidos, pesquisadores apresentaram iniciativas voltadas a promover a equidade nas áreas de STEM – acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Denominada Click Biota, a ferramenta pedagógica permite a publicação de fotos georreferenciadas da fauna e flora brasileira para posterior análise de especialistas
Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu
Na primeira chamada foram selecionados 32 projetos de pesquisa que irão subsidiar e aprimorar políticas públicas educacionais
Objetivo da pesquisa conduzida no ICB-USP é estudar a influência da condição socioeconômica do paciente nesse contexto. Podem participar moradores da RMSP, com ou sem o transtorno, maiores de 18 anos
Robô virtual ajuda a gerar novos insights para a solução de problemas, processar informações e melhorar o desempenho de agentes pedagógicos, aponta especialista em aplicação de inteligência artificial na educação
Conclusão é de levantamento feito com 5,5 mil estudantes brasileiros e italianos entre 14 e 16 anos. Resultados divulgados na revista PLOS ONE indicam que fatores como nacionalidade, percepção social da ciência e condições socioeconômicas são mais determinantes
Em evento on-line realizado pela FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista, pesquisadores contam como utilizaram tecnologias para a restauração de patrimônios públicos e como dois campos aparentemente distintos podem se unir na nanoarte