FAPESP concederá até 120 bolsas em nova edição do Programa Aristides Pacheco Leão, da Academia Brasileira de Ciências; manifestação de interesse por parte dos orientadores deve ser feita até 16/06
Fundação Carlos Chagas promove o reconhecimento de práticas de formação de novos professores da educação básica
Programas enfrentam redução no número de ingressantes. Entre as soluções propostas em seminário realizado na USP estão a necessidade de torná-los mais flexíveis, rápidos, com conteúdo mais moderno e próximos da sociedade
Chamada "Universo Expansivo" foi projetada para aumentar a acessibilidade na educação em astronomia, especialmente para estudantes com perda de visão
Iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho oferecerá bolsas de Iniciação Científica para estudantes de licenciatura nas áreas de matemática, física, química e biologia
Os limites e as possibilidades para o bem-viver de alunos pretos e pardos em instituições de ensino superior foram o foco de estudo feito na USP. Pesquisadores apresentam recomendações para promover um ambiente acadêmico mais inclusivo e saudável
Em entrevista à Agência FAPESP, o professor da USP Jacques Marcovitch, mentor e coordenador do Projeto Métricas, conta como a iniciativa tem buscado aprimorar a gestão das universidades públicas do Estado de São Paulo
As seis equipes vencedoras nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão anunciadas em 21 de outubro
Em seminário on-line promovido por FAPESP e National Science Foundation, dos Estados Unidos, pesquisadores apresentaram iniciativas voltadas a promover a equidade nas áreas de STEM – acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Denominada Click Biota, a ferramenta pedagógica permite a publicação de fotos georreferenciadas da fauna e flora brasileira para posterior análise de especialistas
Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu
Na primeira chamada foram selecionados 32 projetos de pesquisa que irão subsidiar e aprimorar políticas públicas educacionais
Objetivo da pesquisa conduzida no ICB-USP é estudar a influência da condição socioeconômica do paciente nesse contexto. Podem participar moradores da RMSP, com ou sem o transtorno, maiores de 18 anos
Robô virtual ajuda a gerar novos insights para a solução de problemas, processar informações e melhorar o desempenho de agentes pedagógicos, aponta especialista em aplicação de inteligência artificial na educação
Conclusão é de levantamento feito com 5,5 mil estudantes brasileiros e italianos entre 14 e 16 anos. Resultados divulgados na revista PLOS ONE indicam que fatores como nacionalidade, percepção social da ciência e condições socioeconômicas são mais determinantes
Em evento on-line realizado pela FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista, pesquisadores contam como utilizaram tecnologias para a restauração de patrimônios públicos e como dois campos aparentemente distintos podem se unir na nanoarte
Conclusão é de estudo com mais de 1,6 mil participantes de todo o Brasil. Trabalho foi premiado em concurso promovido pela Capes
Livro de pesquisador da Unifesp investigou o Emílio, a grande obra pedagógica do filósofo. E situou-o no contexto das concepções científicas do século 18
Desenvolvido com apoio da FAPESP, game se baseia em narrativa mítica do povo bororo adaptada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss na década de 1930
Chamada lançada em parceria com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais selecionou 19 propostas, sendo 11 com a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo
Pesquisa foi feita com 672 jovens entre 16 e 24 anos com acesso à internet. Entre os que aderiram ao ensino a distância não foi observado impacto direto na saúde mental
A iniciativa conjunta financiará estudos científicos com potencial para subsidiar políticas públicas na área e implementar abordagens pedagógicas inovadoras
Intitulado TabuÁgua, programa foi desenvolvido pela equipe do Ludo Educativo, um projeto de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar