Conclusão é de estudo com mais de 1,6 mil participantes de todo o Brasil. Trabalho foi premiado em concurso promovido pela Capes
Livro de pesquisador da Unifesp investigou o Emílio, a grande obra pedagógica do filósofo. E situou-o no contexto das concepções científicas do século 18
Desenvolvido com apoio da FAPESP, game se baseia em narrativa mítica do povo bororo adaptada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss na década de 1930
Chamada lançada em parceria com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais selecionou 19 propostas, sendo 11 com a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo
Pesquisa foi feita com 672 jovens entre 16 e 24 anos com acesso à internet. Entre os que aderiram ao ensino a distância não foi observado impacto direto na saúde mental
A iniciativa conjunta financiará estudos científicos com potencial para subsidiar políticas públicas na área e implementar abordagens pedagógicas inovadoras
Intitulado TabuÁgua, programa foi desenvolvido pela equipe do Ludo Educativo, um projeto de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar
Estudos mostram descompasso entre normativas vigentes e reais demandas das pessoas surdas ao consumir a cultura audiovisual
Desde 1994, Fundação financia reforma e modernização de laboratórios, museus e bibliotecas e a digitalização de acervos
Trabalho conduzido por cientistas brasileiros e britânicos envolveu 2.511 famílias com estudantes entre 6 e 14 anos. Dados mostram que transtornos externalizantes, como déficit de atenção e hiperatividade, causam mais impactos negativos do que condições ligadas a angústias e medos
Baseado no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o projeto “3 vezes 22 na Escola” pretende estimular os estudantes a refletir e a discutir dilemas da sociedade contemporânea brasileira e mundial
Autor de tese na área de educação matemática, Greiton Toledo de Azevedo é o único brasileiro na disputa pelo Global Teacher Prize de 2021. Premiação foi criada pela Fundação Varkey para valorizar trajetórias docentes notáveis e com impacto social
Com base em relato estudado pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss, pesquisadora da UFSCar cria aplicativo para ensinar crianças de 5 a 10 anos
Iniciativa do IQSC-USP qualifica professores do ensino fundamental e médio para aplicar em sala a “Abordagem Investigativa”, na qual os alunos assumem o protagonismo e aprendem fazendo
Objetivo é disseminar as últimas evidências científicas produzidas sobre a primeira infância e as atividades desenvolvidas no CPAPI, que tem apoio da FAPESP e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Solicitações nas modalidades BEPE e BPE estavam suspensas desde janeiro em razão das restrições de mobilidade impostas pela pandemia de COVID-19
Programa apoiado por FAPESP e Comissão Fulbright concederá bolsa com duração de um ou dois semestres na instituição norte-americana. Candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2005
Site Pesquisa, Inovação e Parcerias para a Agenda 2030, que será inaugurado hoje, dá início às celebrações dos 60 anos da FAPESP, comemorados em 23 de maio de 2022
Estudo mostra que as nações que mais precisam de soluções para cumprir as metas propostas pela ONU para 2030 investem pouco em áreas como educação e geração de energia limpa. Especialistas defendem parcerias internacionais para aumentar investimentos em países de baixa renda
Em seminário on-line promovido pela FAPESP, pesquisadores do Brasil, EUA e França elencaram os impactos da pandemia no aumento da desigualdade e na educação
Artigo publicado na Science Advances mostra que estudantes estão cada vez mais sensíveis a temas ambientais e científicos. No entanto, o interesse se dá de maneira desigual no país, sendo maior na região Norte e menor no Sudeste
Campo de estudo é ferramenta para mudanças de comportamento necessárias para enfrentar a crise sanitária atual, como na formulação de políticas públicas para amenizar seus impactos, dizem participantes de reunião virtual da Trans-Atlantic Platform
Podem participar do estudo familiares que tenham crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, do primeiro ao terceiro ano
Avaliação foi feita por participantes de debate on-line, promovido pelo Movimento Empresarial pela Inovação, capitaneado pela Confederação Nacional da Indústria
Ação faz circular informações de qualidade sobre a doença para diferentes públicos. Material aborda temas como a importância do distanciamento social