Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Material didático feito na USP interliga datas significativas da história do Brasil


Material didático feito na USP interliga datas significativas da história do Brasil

Baseado no acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o projeto “3 vezes 22 na Escola” pretende estimular os estudantes a refletir e a discutir dilemas da sociedade contemporânea brasileira e mundial (foto: BBM-USP/divulgação)

Publicado em 16/11/2021

Agência FAPESP – A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou ao público o material didático “3 vezes 22 na Escola: independência, modernismos e projetos de futuro”, elaborado a partir de seu acervo.

O projeto tem como base o entrecruzamento de três datas significativas na história do país: a Independência do Brasil (1822), a Semana de Arte Moderna (1922) – um marco do modernismo dos anos 1920 – e o presente (2022).

O intuito é estimular os estudantes a refletir e a discutir alguns dilemas da sociedade contemporânea, brasileira e mundial, de maneira que eles também possam associar tais reflexões com os seus projetos de vida e criar novos projetos de futuro para o país, frente aos problemas e desafios que se colocam.

Coordenado pelos professores Janice Theodoro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Alexandre Macchione Saes, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, o projeto traça um itinerário voltado à temática do Estado e da desigualdade no Brasil.

No “3 vezes 22 na Escola”, há boletins com matérias e entrevistas que exploram temáticas centrais extraídas do confronto das três temporalidades, kits didáticos que oferecem material para debater temas que não estão presentes nos currículos de ensino médio e fundamental, publicações resultantes de pesquisas e eventos realizados pela BBM, além de vídeos e o histórico de eventos realizados ao longo dos últimos anos.

O público pode acessar o material didático em https://3x22.bbm.usp.br/.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/37326