ODS 15 Vida Terrestre

ODS 15 Vida Terrestre

Pós-doutorado em taxonomia vegetal e restauração ecológica na USP de Piracicaba
Pós-doutorado em taxonomia vegetal e restauração ecológica na USP de Piracicaba

Projeto visa aprimorar as análises da multifuncionalidade da floresta restaurada usando abordagens ecológicas e de sensoriamento remoto para produzir mapas temáticos que sustentem políticas públicas

Carlos Joly recebe título de Professor Emérito da Unicamp
ODS 13, ODS 14, ODS 15
Carlos Joly recebe título de Professor Emérito da Unicamp

Professor e pesquisador do Instituto de Biologia da Unicamp, Joly foi um dos criadores do Programa BIOTA-FAPESP e se destacou não apenas pelo trabalho acadêmico, mas também pela capacidade de influenciar políticas públicas

Unidades de conservação usam métodos pouco confiáveis para monitorar a presença de cervídeos, diz estudo
ODS 15

Levantamento feito com base em planos de manejo de 118 áreas protegidas em todo o Brasil mostra que 60% adotam metodologias que podem dar diagnóstico incorreto da situação das espécies, principalmente as que vivem em florestas; grupo prepara guia de identificação para ajudar em futuros inventários sobre esses mamíferos

Antas e queixadas são espécies-chave para o equilíbrio de florestas neotropicais, aponta estudo

Pós-doutorado em genômica no Instituto Butantan

Bolsista participará de projeto que investiga a composição e a função de venenos de serpentes, bem como sua correlação com processos de evolução e especiação

Ação gravitacional do Sol e da Lua influencia o comportamento de animais e plantas, indica estudo
ODS 14, ODS 15

Trabalho da Unicamp colheu evidências em vários fenômenos cíclicos, como a atividade locomotora de pequenos crustáceos, o processo reprodutivo de colônias de coral e o crescimento de brotos de girassol. E considera que os padrões rítmicos apresentados pelo ser humano também possam ser influenciados

Fundo Amazônia +10 tem a adesão de dez Estados e recursos iniciais de R$ 100 milhões da FAPESP
ODS 1, ODS 2, ODS 6, ODS 7, ODS 10, ODS 11, ODS 13, ODS 14, ODS 15

Anúncio do lançamento foi realizado durante a COP-26, com a presença do governador João Doria

ICMS ambiental incentiva a criação de áreas protegidas na Mata Atlântica, mas o impacto é limitado
ODS 13, ODS 15

Estudo feito por pesquisadores da USP conclui que ganho financeiro relativo dos municípios cai à medida que o número de unidades de conservação aumenta. Além disso, o sistema fiscal estimula principalmente a implantação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), que têm menos restrições ao uso da terra

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas
Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores na revista Nature Reviews Earth & Environment. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Pós-doutorado em dinâmica coevolutiva na USP
Pós-doutorado em dinâmica coevolutiva na USP

Projeto conduzido no Instituto de Biociências visa desenvolver um mapa teórico para a dinâmica evolutiva em redes ecológicas

Pós-doutorado em genômica no Instituto Butantan

Bolsista vai investigar a composição e a função de venenos de serpentes, bem como sua correlação com processos de evolução e especiação

Pesquisas sobre microbiomas devem considerar diferentes ecossistemas de modo multidisciplinar, diz artigo
ODS 14, ODS 15

Grupo internacional mapeou estudos sobre o tema publicados entre 1990 e 2019 e constatou que a maioria analisa o conjunto de microrganismos dentro de um único ecossistema ou disciplina. Autores defendem a transição para uma abordagem mais sistêmica

Estudo amplia de 39 para 74 os modos de reprodução conhecidos dos anfíbios e cria nova classificação
ODS 14, ODS 15

Ovos carregados nas costas, colocados dentro de bromélias ou pendurados em folhas são algumas das estratégias catalogadas por cientistas da Unicamp e da Unesp. Conhecimento ajuda a entender a evolução dos vertebrados e pode subsidiar políticas de conservação

Centros de síntese em biodiversidade e serviços ecossistêmicos buscam soluções para a sociedade

Pós-doutorado em ciências ambientais no Inpe
Pós-doutorado em ciências ambientais no Inpe

Vaga é para projeto que visa apoiar a transição para um futuro sustentável dos biomas Cerrado e Caatinga. Inscrições até domingo

Pós-doutorado em paleontologia de vertebrados na USP de Ribeirão Preto
Pós-doutorado em paleontologia de vertebrados na USP de Ribeirão Preto

Vaga é para projeto que estuda a diversidade dos dinossauros do Cretáceo Sul-Americano e suas faunas associadas

Pós-doutorado em zoologia na Unesp de Jaboticabal
Pós-doutorado em zoologia na Unesp de Jaboticabal

Vaga é para projeto que propõe o uso de espécimes de museu para a compreensão da sistemática de veados do gênero Mazama. Inscrições até sexta-feira

Cientistas descobrem como as queimadas interferem na formação de nuvens de chuva na Amazônia
ODS 15

Partículas liberadas na atmosfera pelas chamas modificam o processo de congelamento das gotículas de água, possivelmente afetando as precipitações, sugerem pesquisadores da USP e colaboradores na revista Communications Earth & Environment

Fungo aquático que já extinguiu diversas espécies de anfíbios ameaça agora sapos terrestres, diz estudo
ODS 14, ODS 15

Pesquisadores constataram na Mata Atlântica mortandade sem precedentes de sapinhos que se desenvolvem longe da água com sinais de infecção pelo fungo quitrídio. Episódio coincidiu com período atípico de seca, que pode ter levado os animais a procurar corpos d’água onde patógeno prolifera

Vegetação nativa exerce efeito protetor contra poluentes em remanescentes florestais

Treinamento técnico em conservação biológica no Instituto de Biociências da USP
Treinamento técnico em conservação biológica no Instituto de Biociências da USP

Bolsista integrará projeto que busca contribuir para a conservação dos anfíbios e répteis escamados, com ênfase no Brasil

Programa oferece assistência para idosos que sofreram quedas acidentais
ODS 3, ODS 15
Programa oferece assistência para idosos que sofreram quedas acidentais

Iniciativa da UFSCar busca voluntários a partir de 60 anos, que residam em qualquer região do país, para avaliações e intervenções gratuitas

Pós-doutorado em bioinformática na USP
Pós-doutorado em bioinformática na USP

Vaga é para projeto que busca compreender a contribuição dos genes na interação entre plantas e microrganismos. Inscrições até 30 de agosto

Workshop reúne estudos voltados a gerar subsídios para políticas de conservação da Mata Atlântica
ODS 15

Durante o evento, foram apresentados resultados preliminares do projeto Conexão Mata Atlântica – uma iniciativa do MCTI apoiada pela FAPESP. Dados podem contribuir, por exemplo, para melhorar a gestão de unidades de conservação e orientar pagamentos por serviços ambientais

Mudanças climáticas já afetam todas as regiões do planeta, afirma IPCC
Mudanças climáticas já afetam todas as regiões do planeta, afirma IPCC

Extremos climáticos se tornaram mais intensos e frequentes na maioria das áreas terrestres e devem se agravar nas próximas décadas proporcionalmente ao aquecimento global, indica novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: