ODS 15 Vida Terrestre

ODS 15 Vida Terrestre

Grupo desenvolve novo método para detecção de compostos nitrogenados em amostras ambientais
ODS 6, ODS 14, ODS 15

Pesquisa conduzida no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar apresenta uma alternativa mais simples e barata para o monitoramento de substâncias como nitrito, nitrato na água e no solo

Grupo usa chip que mimetiza o endométrio bovino para estudar fatores que podem comprometer a gestação
ODS 2, ODS 15

Empregado pela primeira vez com este fim, dispositivo permitiu o cultivo de dois tipos de células endometriais e revelou os efeitos de alterações nas concentrações de insulina e glicose no ambiente uterino. Modelo também pode ser usado para estudar o processo gestacional humano e a endometriose

Fungo causador da podridão vermelha 'manipula' insetos e plantas para se disseminar pelos canaviais
ODS 2, ODS 15

Estudo conduzido na Esalq-USP mostra que o patógeno Fusarium verticillioides altera as características do vetor e do hospedeiro por meio da liberação de compostos químicos voláteis. Descoberta muda o entendimento de longa data sobre a principal doença da cana-de-açúcar

Crises climática e da biodiversidade devem ser combatidas conjuntamente, avaliam cientistas
ODS 13, ODS 14, ODS 15

Incêndio em área úmida da Amazônia provoca perda de 27% das árvores em até três anos, aponta estudo
ODS 13, ODS 15

Com base em dados coletados em campo, pesquisadores do Inpe mostram que vegetações de pequeno e médio portes sofrem mais nos primeiros anos após o fogo, mas o impacto na vegetação como um todo pode durar décadas. Estoque de carbono diminui em média 12,8% na área queimada

FAPESP indexa programas e projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5, ODS 6, ODS 7, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 11, ODS 12, ODS 13, ODS 14, ODS 15, ODS 16, ODS 17

Site Pesquisa, Inovação e Parcerias para a Agenda 2030, que será inaugurado hoje, dá início às celebrações dos 60 anos da FAPESP, comemorados em 23 de maio de 2022

Novo composto antifúngico é descoberto em ninho de formigas-cortadeiras
ODS 3, ODS 15
Novo composto antifúngico é descoberto em ninho de formigas-cortadeiras

Molécula é produzida por bactérias que vivem em simbiose com os insetos. Em experimentos com camundongos, mostrou-se capaz de matar um fungo causador de doenças em humanos

Sedimentos marinhos explicam como parte do Nordeste se tornou semiárida
ODS 13, ODS 14, ODS 15
Sedimentos marinhos explicam como parte do Nordeste se tornou semiárida

Fenômeno relaciona-se com encolhimento do cinturão tropical de precipitação que teria ocorrido paulatinamente ao longo dos últimos 5 mil anos. Resultados do estudo conduzido na USP ajudam a prever o futuro climático da região

Mudança climática global: pesquisar para atuar já
ODS 2, ODS 7, ODS 9, ODS 13, ODS 14, ODS 15, ODS 17
Mudança climática global: pesquisar para atuar já

Agências de fomento debatem como criar um sistema científico voltado à solução de problemas globais
ODS 1, ODS 3, ODS 8, ODS 9, ODS 10, ODS 11, ODS 13, ODS 15, ODS 17

Estratégias para ampliar o financiamento de pesquisas orientadas à missão de tornar as sociedades e as economias mais resilientes, equânimes e sustentáveis foram o foco do Second Global Forum of Funders, realizado de forma virtual entre os dias 26 e 28 de abril

Entre morcegos, capacidade de ter gêmeos está associada a menor longevidade
Entre morcegos, capacidade de ter gêmeos está associada a menor longevidade

Estudo brasileiro que reconstruiu a história evolutiva dos mamíferos voadores sugere que gasto de recursos para gerar duas crias simultaneamente resulta em diminuição do tempo de vida

Preservação da Amazônia requer pesquisa, transparência de dados e nova economia baseada na biodiversidade
ODS 2, ODS 13, ODS 15

Tema foi debatido por cientistas envolvidos em estudo sobre a conservação da floresta, monitoramento de queimadas e de efeitos das mudanças climáticas durante seminário virtual promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista em parceria com a FAPESP

Comportamento paternal inédito entre aranhas é descrito em espécie existente no Brasil
ODS 15

Estudo demonstra que machos de Manogea porracea protegem filhotes e ovos encontrados em teias características da espécie contra predadores mesmo sem saber se são realmente seus pais

Moléculas com potencial para combater a doença de Chagas mimetizam toxina do veneno de escorpião
ODS 3, ODS 15

Pesquisadores avaliaram as propriedades antimicrobianas do peptídeo VmCT1, isolado da espécie Vaejovis mexicanus, e sintetizaram compostos análogos com o objetivo de aprimorar o potencial terapêutico

Incêndios florestais têm promovido a expansão das savanas no coração da Amazônia, indica estudo
ODS 13, ODS 15

Pesquisadores rastrearam os efeitos do fogo sobre a cobertura vegetal e a qualidade do solo nos últimos 40 anos. Resultados indicam que, mesmo nas regiões preservadas, longe do chamado “arco de desmatamento”, a floresta é altamente vulnerável

Estudo identifica Cerrado como ambiente de proteção para ninhos de aves
Estudo identifica Cerrado como ambiente de proteção para ninhos de aves

Pesquisa da UFSCar com apoio da FAPESP comparou nidificação em ambientes fechados e abertos e analisou se coloração de aves atrai mais predadores

Há 55 milhões de anos, marimbondos passaram a ser governados por operárias
Há 55 milhões de anos, marimbondos passaram a ser governados por operárias

Pesquisadores identificam causas da seca extrema que afetou o Pantanal
Pesquisadores identificam causas da seca extrema que afetou o Pantanal

Descoberta mutação genética responsável por nanismo em pôneis
Descoberta mutação genética responsável por nanismo em pôneis

Alteração genética pode causar morte embrionária ou nascimento de animais com problemas respiratórios, alimentares e de crescimento ósseo. Pesquisadores da Unesp desenvolveram um teste capaz de detectar problema e evitar cruzamentos entre portadores do gene defeituoso

Competição entre bactérias em situação de escassez impede que mutantes adaptados ao meio prosperem
ODS 15

Em artigo publicado na BMC Biology, pesquisadores da USP comparam fenômeno observado na espécie E. coli à “tragédia dos comuns”, quando interesses individuais se sobrepõem ao objetivo coletivo. Segundo os autores, tal fato mascara o surgimento de variantes bacterianas e faz a taxa de mutações da colônia parecer menor

Laser mapeia clareiras na Amazônia e auxilia estudos sobre mortalidade das árvores
ODS 13, ODS 15

Pesquisadores apontam que estresse hídrico, fertilidade do solo e degradação da vegetação causam clareiras na maior floresta tropical do mundo

Desmatamento na Amazônia favorece aumento de bactérias resistentes a antibióticos no solo
ODS 2, ODS 13, ODS 15

Estudo sugere que a substituição da vegetação nativa por pastagens ou plantações aumenta competição entre microrganismos, favorecendo os que possuem genes de resistência. Pesquisadores do Cena-USP ressaltam a necessidade de estudar se espécies podem migrar para os alimentos e chegar aos humanos

Mais de 80% dos remanescentes de Mata Atlântica já foram impactados pela ação humana
ODS 11, ODS 13, ODS 15

Com base em dados de 1.819 inventários florestais, pesquisadores da USP estimam as perdas de biodiversidade e biomassa no bioma. Em termos de estoque de carbono, o prejuízo equivale ao desmatamento de até 70 mil km2 de florestas – algo que representa entre US$ 2,3 e 2,6 bilhões em créditos de carbono

Pesquisadores da UFSCar obtêm bioluminescência vermelha mais eficiente
Pesquisadores da UFSCar obtêm bioluminescência vermelha mais eficiente

Sistema luciferina-luciferase desenvolvido em colaboração com pesquisadores japoneses produz luz vermelha distante mais brilhante e duradoura. Inovação pode ser usada para imageamento de células e tecidos, com objetivos diagnósticos e de pesquisa biomédica

Comportamento de macacos-prego pode ser identificado por marcas deixadas em suas ferramentas
ODS 15

Ao estudar macacos-prego do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, cientistas observam que ferramentas de pedra são usadas com três finalidades: cavar, quebrar sementes e frutos e bater ‘pedra contra pedra’. Animais podem servir de modelo para desvendar fatores favoreceram o uso de ferramentas pelos humanos

Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: Notícias sobre projetos de pesquisa da FAPESP articulados com os ODS: