Chamada "Universo Expansivo" foi projetada para aumentar a acessibilidade na educação em astronomia, especialmente para estudantes com perda de visão
Iniciativa da FAPESP e da Fundação Roberto Marinho oferecerá bolsas de Iniciação Científica para estudantes de licenciatura nas áreas de matemática, física, química e biologia
Os limites e as possibilidades para o bem-viver de alunos pretos e pardos em instituições de ensino superior foram o foco de estudo feito na USP. Pesquisadores apresentam recomendações para promover um ambiente acadêmico mais inclusivo e saudável
Em entrevista à Agência FAPESP, o professor da USP Jacques Marcovitch, mentor e coordenador do Projeto Métricas, conta como a iniciativa tem buscado aprimorar a gestão das universidades públicas do Estado de São Paulo
As seis equipes vencedoras nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio serão anunciadas em 21 de outubro
Em seminário on-line promovido por FAPESP e National Science Foundation, dos Estados Unidos, pesquisadores apresentaram iniciativas voltadas a promover a equidade nas áreas de STEM – acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Denominada Click Biota, a ferramenta pedagógica permite a publicação de fotos georreferenciadas da fauna e flora brasileira para posterior análise de especialistas
Traduções do currículo cultural da educação física no contexto da prática quando apropriado pelo discurso oficial é resultado de pesquisa apoiada pela FAPESP
Mostra é resultado de um Projeto Temático da FAPESP que reuniu instituições da USP e da Unicamp para investigar como são os processos de trabalho em cada museu
Na primeira chamada foram selecionados 32 projetos de pesquisa que irão subsidiar e aprimorar políticas públicas educacionais
Objetivo da pesquisa conduzida no ICB-USP é estudar a influência da condição socioeconômica do paciente nesse contexto. Podem participar moradores da RMSP, com ou sem o transtorno, maiores de 18 anos
Robô virtual ajuda a gerar novos insights para a solução de problemas, processar informações e melhorar o desempenho de agentes pedagógicos, aponta especialista em aplicação de inteligência artificial na educação
Conclusão é de levantamento feito com 5,5 mil estudantes brasileiros e italianos entre 14 e 16 anos. Resultados divulgados na revista PLOS ONE indicam que fatores como nacionalidade, percepção social da ciência e condições socioeconômicas são mais determinantes
Em evento on-line realizado pela FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista, pesquisadores contam como utilizaram tecnologias para a restauração de patrimônios públicos e como dois campos aparentemente distintos podem se unir na nanoarte
Conclusão é de estudo com mais de 1,6 mil participantes de todo o Brasil. Trabalho foi premiado em concurso promovido pela Capes
Livro de pesquisador da Unifesp investigou o Emílio, a grande obra pedagógica do filósofo. E situou-o no contexto das concepções científicas do século 18
Desenvolvido com apoio da FAPESP, game se baseia em narrativa mítica do povo bororo adaptada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss na década de 1930
Chamada lançada em parceria com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais selecionou 19 propostas, sendo 11 com a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo
Pesquisa foi feita com 672 jovens entre 16 e 24 anos com acesso à internet. Entre os que aderiram ao ensino a distância não foi observado impacto direto na saúde mental
A iniciativa conjunta financiará estudos científicos com potencial para subsidiar políticas públicas na área e implementar abordagens pedagógicas inovadoras
Intitulado TabuÁgua, programa foi desenvolvido pela equipe do Ludo Educativo, um projeto de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar
Estudos mostram descompasso entre normativas vigentes e reais demandas das pessoas surdas ao consumir a cultura audiovisual
Desde 1994, Fundação financia reforma e modernização de laboratórios, museus e bibliotecas e a digitalização de acervos
Trabalho conduzido por cientistas brasileiros e britânicos envolveu 2.511 famílias com estudantes entre 6 e 14 anos. Dados mostram que transtornos externalizantes, como déficit de atenção e hiperatividade, causam mais impactos negativos do que condições ligadas a angústias e medos