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Projeto que avalia relação entre TDAH e rendimento educacional busca voluntários


Projeto que avalia relação entre TDAH e rendimento educacional busca voluntários

Objetivo da pesquisa conduzida no ICB-USP é estudar a influência da condição socioeconômica do paciente nesse contexto. Podem participar moradores da RMSP, com ou sem o transtorno, maiores de 18 anos (imagem: Chen/Pixabay)

Publicado em 11/04/2023

Agência FAPESP – O Laboratório de Genômica Fisiológica da Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) está em busca de voluntários para um estudo cujo principal objetivo é avaliar o impacto de condições socioeconômicas na conexão biológica entre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o rendimento educacional.

Apoiado pela FAPESP, o projeto é coordenado pelo professor Diego Rovaris, responsável pelo laboratório.

A pesquisa poderá contribuir para o entendimento da neurobiologia envolvida no TDAH, na busca por novos alvos moleculares e novos tratamentos. Além disso, é uma oportunidade para estudar em larga escala populações muitas vezes negligenciadas em estudos genômicos, como a brasileira.

Podem participar da pesquisa indivíduos com ou sem TDAH, maiores de 18 anos e moradores da Região Metropolitana de São Paulo. Interessados devem enviar e-mail para tdahbrasil@usp.br. A partir desse contato, a equipe do projeto dará seguimento com o protocolo de pesquisa.

No estudo, o voluntário participará das seguintes etapas: assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; entrevista on-line de autorrelato, na qual ele será interrogado sobre aspectos socioeconômicos e gerais de saúde física e mental; coleta de sangue na USP (campus Cidade Universitária, em São Paulo); reavaliação do diagnóstico de TDAH com um profissional médico especialista.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/41112