Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP anuncia resultado de edital que visa apoiar projetos voltados à recuperação pós-COVID


FAPESP anuncia resultado de edital que visa apoiar projetos voltados à recuperação pós-COVID

Chamada lançada em parceria com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais selecionou 19 propostas, sendo 11 com a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo (imagem: reprodução)

Publicado em 23/02/2022

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia o resultado de uma chamada de propostas com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (Trans-Atlantic Platform for Social Sciences and Humanities – T-AP) para fortalecimento de práticas e políticas sociais a partir da compreensão e mitigação dos efeitos negativos da pandemia de COVID-19.

O tema da chamada, “Recuperação, Renovação e Resiliência no mundo pós-pandemia”, reflete a preocupação com a investigação dos efeitos de curto e médio prazo da pandemia. Aborda, principalmente, seus impactos em múltiplas dimensões: econômica, social, política, saúde, educacional, ambiental, tecnológica, legal, psicológica, cultural e ética.

A FAPESP coordenou as primeiras etapas de submissão e avaliação, que envolveram centenas de proponentes e mais de 700 assessores de 27 países diferentes.

Os dados associados à chamada evidenciam seu ineditismo em todos os aspectos. Envolvendo 16 agências de fomento e 25 países, recebeu um total de 313 propostas de pesquisa. Após várias etapas de avaliação, foram selecionados 19 projetos de pesquisa, com equipes multinacionais de 12 países, envolvendo quatro continentes. Das 19 propostas selecionadas, 11 têm participação de pesquisadores do Estado de São Paulo.

“É consenso entre as agências participantes que a iniciativa foi um sucesso. O número de propostas recebidas, o grau de articulação entre pesquisadores de diferentes países e a qualidade das propostas foram todos muito bons. O protagonismo da FAPESP e dos pesquisadores paulistas terá importantes reflexos na internacionalização das pesquisas na área", avalia Luiz Eugenio Mello, diretor científico da Fundação.

O valor total concedido às 19 propostas aprovadas é de aproximadamente US$ 16 milhões (ou € 14,4 milhões). As agências de fomento participantes e as nacionalidades contempladas ao final foram: AKA (Finlândia), ANR (França), DFG (Alemanha), DLR-PT/BMBF (Alemanha), FAPESP (Brasil), FRQSC (Canadá), HRZZ (Croácia), IDRC (Colômbia, Costa Rica e Peru), MINCIENCIAS (Colômbia), NCN (Polônia), NRF (África do Sul), NSF (Estados Unidos), SNSF (Suíça), SSHRC (Canadá), UKRI-AHRC (Reino Unido) e UKRI-ESRC (Reino Unido).

Os tópicos cobertos pelos projetos selecionados incluem: criação de mídia resiliente, assegurando comunicação efetiva sobre a pandemia em sociedades divididas; estudos sobre o efeito da pandemia no aumento de desigualdades nas Américas, Europa e África; análise das trajetórias, resultados e sustentabilidade de inovações e colaborações em comunidades marginalizadas; uso de artes para apoiar as necessidades de recuperação pós-pandemia em comunidades marginalizadas social, política e fisicamente; exploração dos efeitos da pandemia na governança, participação política e ações voltadas a gênero e comunidades; assegurar a resiliência da educação universitária; e estudo dos efeitos de trabalho assistencial durante e após a pandemia.

A lista completa das propostas selecionadas pode ser acessada em: www.transatlanticplatform.com/rrr-awards/.

Os projetos selecionados com pesquisadores de São Paulo podem ser conferidos em: fapesp.br/15336.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/38022