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UFSCar lança jogo para crianças inspirado em lenda indígena


UFSCar lança jogo para crianças inspirado em lenda indígena

Desenvolvido com apoio da FAPESP, game se baseia em narrativa mítica do povo bororo adaptada pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss na década de 1930 (imagem: UFSCar/divulgação)

Publicado em 22/03/2022

Agência FAPESP* – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou um jogo digital baseado na narrativa mítica do povo indígena bororo As araras e seu ninho. O game é destinado a crianças de 5 a 9 anos e seu desenvolvimento foi detalhado em reportagem da Agência FAPESP.

Intitulado Jeriguigui e o Jaguar na terra dos bororos, o jogo foi criado pelo Grupo de Pesquisa Leetra - Linguagens em Tradução da UFSCar, que desenvolve projetos relacionados à questão indígena. Toda a montagem do game contou com financiamento da FAPESP, pelo projeto “Tradução, poética e artefatos culturais em práticas de letramento na educação infantil”.

O roteiro do jogo foi desenvolvido pela professora da UFSCar Maria Sílvia Cintra Martins, coordenadora do projeto, com base principalmente no mito M1 bororo: O xibae e iari (As araras e seu ninho), que se encontra nas páginas 57 a 59 do volume Mitológicas 1: O cru e o cozido, de autoria do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, que desenvolveu pesquisa no Brasil na década de 1930.

“Essa narrativa mítica trata da vingança empreendida pelo pai de um jovem indígena, que teria cerca de 11 anos e estaria prestes a participar de um ritual de iniciação. O pai faz com que o jovem passe por vários desafios, até largá-lo no alto de uma encosta onde poderia ter morrido, seja por inanição, seja atacado por animais selvagens, mas o jovem supera todos os desafios e consegue voltar para a aldeia”, conta Martins.

Ao avançar nas fases, o jogador se depara com elementos da narrativa bororo e vivencia os desafios enfrentados pelo protagonista Jeriguigi.

O jogo está disponível na versão do Windows, pelo site da UFSCar, e conta, ainda, com um tutorial especialmente elaborado para possível utilização em salas de aula de educação infantil e do ensino fundamental 1. Está previsto, para os próximos seis meses, o lançamento das versões para iOS e Android.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar .
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/38202