Premiação ocorreu em Tóquio, no Japão (foto: acervo pessoal)
Publicado em 13/02/2025
Agência FAPESP – O doutorando Weverton Castro Coelho-Silva, bolsista da FAPESP na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), recebeu o prêmio de melhor apresentação oral durante a oitava edição do Congresso Internacional de Neurologia e Transtornos Mentais, realizado no fim de 2024 em Tóquio, Japão.
Coelho-Silva apresentou os resultados parciais de sua pesquisa de doutorado, orientada pelo professor Norberto Cysne Coimbra, da FMRP-USP.
“Minha apresentação destacou um protocolo inovador para o estudo de transtornos mentais em animais de laboratório, focando em comportamentos depressivos. Além disso, explorei o perfil antidepressivo, ansiolítico e antiaversivo de uma nova ferramenta farmacológica que tem sido objeto de estudo do nosso grupo de pesquisa há alguns anos, dentro de um modelo comportamental para comorbidades”, conta o doutorando à Agência FAPESP.
Segundo Coelho-Silva, o estudo tem demonstrado um impacto significativo e pode contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos, especialmente para depressão e transtornos de medo e pânico. “O próximo passo será o estudo de animais knockout em uma via antidepressiva de sistemas endocanabinoides [que tiveram os genes relacionados com essa via desativados]. Será conduzido durante meu estágio na Carleton University, no Canadá, nos próximos meses. Acredito que essa experiência trará novos insights que enriquecerão o desenvolvimento da minha pesquisa no Brasil”.