Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Centro de Estudos da Metrópole seleciona dois assistentes de pesquisa


Centro de Estudos da Metrópole seleciona dois assistentes de pesquisa

Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Publicado em 08/03/2024

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece duas vagas de assistente de pesquisa (nível de graduação, mestrado e/ou doutorado). As inscrições vão até domingo (17/03).

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Os assistentes de pesquisa atuarão em projeto de processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos no âmbito nacional, com o objetivo de subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas e níveis de atuação.

As atividades previstas durante a contratação são: organização de bases de dados disponíveis em nível local e nacional, bem como de plataformas colaborativas; georreferenciamento de endereços e códigos postais; realização de consultas e pesquisas de campo em estabelecimentos de comercialização de alimentos; adaptação e processamento de códigos (scripts) em R para análises de indicadores socioespaciais e de acesso a equipamentos e serviços públicos; apoio à realização e sistematização de resultados por meio de workshops e oficinas com gestores públicos e especialistas temáticos; realização de análises de sensibilidade dos resultados de acessibilidade; e produção de relatórios e resumos executivos das análises realizadas por meio de notas técnicas.

Os candidatos devem ter graduação, mestrado e/ou doutorado completos ou em andamento, nas áreas de geografia, engenharia, ciências sociais, gestão de políticas públicas, arquitetura e urbanismo, economia, tecnologia da informação e afins; ter interesse em aprender novas linguagens e tecnologias; ter capacidade de gerenciar prioridades, prazos e entregas individuais; e ter capacidade analítica e de resolução de problemas.

É desejável conhecimento de bases de dados locais e nacionais de demografia, saúde, educação, assistência social e saúde, além de conhecimento e experiência em linguagem de programação R.

Os candidatos deverão ter disponibilidade para trabalhar presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, embora sejam previstos dias de trabalho remoto.

A remuneração se dará como prestação de serviço e varia de acordo com o nível de escolaridade e tempo de dedicação semanal ao projeto, com valores que vão de R$ 500 a R$ 2.400.

As pessoas interessadas devem enviar e-mail com assunto “Assistente de Pesquisa” para centrodametropole@usp.br. Anexar à mensagem: currículo Lattes ou formato semelhante, carta de motivação com menos de 200 palavras e histórico escolar completo da graduação.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira consistirá na avaliação dos documentos enviados e a trajetória pessoal. A segunda consistirá na arguição, presencial, híbrida ou por videoconferência, junto ao Comitê de Seleção.

A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do CEM. Eles serão contatados por e-mail até 20 de março. As entrevistas serão realizadas pela internet entre 25 e 29 de março.

Mais informações: https://tinyurl.com/4yzf2syx.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51052