Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa abre três vagas de pós-doutorado

Bolsistas vão atuar na Esalq-USP, no Inpe e na Unicamp. Os estudos envolvem as áreas de manejo florestal, sensoriamento remoto, engenharia florestal e geografia física (imagem: USGS/Unplash)

Publicado em 03/02/2023

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) recebe, até 15 de fevereiro, inscrições para três oportunidades de pós-doutorado.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das vagas é para o subprojeto “Restauração da vegetação nativa para o sequestro de carbono – RestoreC”, conduzido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

O candidato deve ter obtido o doutorado há no máximo sete anos, em áreas relacionadas a floresta, biologia, ecologia ou sensoriamento remoto. A posição requer experiência com análise de dados quantitativos e espaciais, estatística e modelagem, além de linguagens de programação.

O selecionado para a segunda vaga trabalhará no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desenvolverá a pesquisa “O potencial de larga-escala de florestas de Cerrado e Atlântica em regeneração para a remoção de carbono atmosférico”.

A oportunidade é voltada a candidato com excelente base quantitativa e formação preferencial em geografia física, engenharia florestal ou ambiental. São necessários conhecimentos de programação em R, MatLab ou Python; formação em nível de pós-graduação em sensoriamento remoto ou sistemas de informação geográfica, com domínio dos softwares ENVI, ARGIS ou QGIS; conhecimento do arcabouço teórico e das técnicas para monitoramento de florestas tropicais intactas e secundárias por sensoriamento remoto, especificamente utilizando dados multissensores, incluindo LIDAR.

A terceira vaga é para o subprojeto “Estoque, dinâmica e alocação de carbono em ecossistemas do Cerrado”, conduzido no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O candidato deve ter doutorado – concluído há no máximo sete anos – em áreas relacionadas a ecologia, engenharia florestal, física, geografia física, ciências ambientais ou sensoriamento remoto. Outro pré-requisito é experiência com análise de dados quantitativos, estatística, modelagem e linguagens de programação.

As inscrições devem ser feitas pelo site do RCGI. Os códigos das vagas são: REF 22PDR189, REF 22PDR190 e REF 22PDR191.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5709/, www.fapesp.br/oportunidades/5710/ e www.fapesp.br/oportunidades/5711/.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.