Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Centro Maria Antonia da USP inaugura exposição sobre Alfredo Bosi


Centro Maria Antonia da USP inaugura exposição sobre Alfredo Bosi

Visitação vai de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h (imagem: divulgação)

Publicado em 20/03/2024

Agência FAPESP – O Centro Maria Antonia da Universidade de São Paulo (USP) inaugura hoje (21/03) a exposição “Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia”, organizada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

Com curadoria de Viviana Bosi, professora de literatura e filha de Alfredo e Ecléa Bosi, a mostra apresenta o acervo do historiador da cultura, professor e crítico literário que teve uma trajetória marcada por fortes compromissos éticos na vida pessoal, acadêmica e na militância política.

Às 18 horas, uma mesa-redonda marcará a abertura da exposição. Participarão Alcides Villaça, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton (Estados Unidos), e Augusto Massi, da FFLCH-USP, três ex-alunos, orientandos e amigos de Bosi, hoje professores de literatura brasileira. Além deles, estarão presentes o diretor e a vice-diretora do IEA, Guilherme Ary Plonski e Roseli de Deus Lopes, e o diretor e a vice-diretora do Centro Maria Antonia, José Lira e Ana Castro. A mediação será feita por Viviana Bosi. Após as falas, haverá confraternização para celebrar a inauguração da exposição.

A mostra traz documentos pessoais, fotos do álbum de família, cartas trocadas com personalidades, como o também crítico e professor Antonio Candido e o poeta Carlos Drummond de Andrade, manuscritos e datiloscritos com estudos e o planejamento de aulas, além de objetos de seu uso pessoal e profissional, como uma máquina de escrever.

A exposição oferece ainda encadernados e reproduções fac-símiles para manuseio. Entre eles está a adaptação ilustrada feita pelos professores da USP Paulo de Salles Oliveira e Cecília de Salles Oliveira ao ensaio “Os trabalhos da mão”, publicado em O ser e o tempo da poesia (1977).

O público pode visitar a mostra de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. A exposição ficará aberta até 26 de maio. O endereço é rua Maria Antônia 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3123-5202.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51164