Chamada de propostas internacional recebe inscrições de pesquisadores brasileiros

Envio de propostas vai até 1º de abril (imagem: divulgação

Publicado em 15/03/2024

Agência FAPESP – Estão abertas até 1º de abril as inscrições para a apresentação de propostas ao Fundo de Cooperação Triangular Portugal-América Latina e África, que conta com € 1 milhão fornecido pelo governo de Portugal por meio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. O fundo será gerido pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) por um período de dois anos.

Os projetos e iniciativas devem ter, pelo menos, um parceiro português, um parceiro latino-americano e um parceiro de um país africano de língua oficial portuguesa. Além disso, podem ser apresentados em português ou espanhol.

As propostas vencedoras contarão com financiamento entre € 50 mil e € 200 mil, o que representará até 85% do orçamento apresentado.

São elegíveis para financiamento projetos e iniciativas nas áreas de educação, saúde, igualdade de gênero, mudanças climáticas, segurança alimentar, cultura, coesão social, transformação digital e educação para o desenvolvimento.

As propostas deverão ser apresentadas numa das seguintes categorias: geração e divulgação de conhecimento por meio de pesquisas, relatórios, fóruns/congressos; e formação, capacitação ou promoção de ações de treinamento e formação de pessoas.

Devem ser enviadas para o e-mail FCTPortugalSEGIB@segib.org. No corpo do e-mail, o candidato deve identificar a entidade que realizará a consulta e qual o papel dele no projeto.

As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: pertinência e coerência, visibilidade, sustentabilidade, impacto e inovação.

Mais informações: https://tinyurl.com/4c5yzsrf.