Fernando Catalano e Micael Carmo representam, respectivamente, as equipes dos centros de pesquisa coordenados pela USP e da Embraer que participaram dos estudos de soluções e metodologias de engenharia para o desenvolvimento de aeronaves mais silenciosas (foto: European Inventor Award)
Publicado em 28/06/2024
Agência FAPESP * – O engenheiro Micael Carmo e o professor Fernando Catalano, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), foram selecionados pelo Escritório de Patente Europeu (EPO) como finalistas da premiação europeia de inovação, o European Inventor Award, em reconhecimento às suas contribuições para uma aviação sustentável.
A indicação é para a categoria de países não pertencentes à Europa. A edição deste ano teve mais de 550 candidatos e o anúncio dos vencedores acontecerá no dia 9 de julho, em Malta.
Os dois inventores representam, respectivamente, as equipes da Embraer e dos centros de pesquisa coordenados pela USP, que participaram dos estudos de soluções e metodologias de engenharia para o desenvolvimento de aeronaves mais silenciosas.
As novas tecnologias contribuíram para reduzir o ruído da nova geração de jatos comerciais da Embraer, o E2, em 65% e a emissão de carbono por passageiro em até 25%, quando comparados com a geração anterior. A redução de emissões pode chegar a até impressionantes 85% quando abastecido com 100% combustível sustentável (SAF).
Os estudos fazem parte do programa Aeronave Silenciosa, que foi financiado por meio de uma iniciativa colaborativa entre Embraer, FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa foi liderada pela empresa em conjunto com outros centros de pesquisas do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Países Baixos, envolvendo mais de 200 pesquisadores que geraram diversas patentes e importantes contribuições para o desenvolvimento de aeronaves mais eficientes.
As principais ênfases do programa foram no ruído aerodinâmico gerado pelo fluxo de ar sobre e sob as asas, no trem de pouso, na fuselagem da aeronave e nas fontes de ruído do motor e suas partes móveis.
O estudo foi realizado com foco na área de aeroacústica por meio de três abordagens distintas que se complementam, sendo uma frente experimental, com testes em voo e em túnel de vento, uma segunda frente onde são gerados modelos analíticos e empíricos e uma terceira frente de aeroacústica computacional.
“É uma imensa honra para a Embraer e toda a comunidade científica brasileira ser representada pelo nosso engenheiro Micael Carmo e pelo professor Fernando Catalano. Nós acreditamos fortemente que a colaboração entre empresas e centros de pesquisas pode produzir inovações para melhorar a vida das pessoas e este programa é um grande exemplo disto”, comenta Henrique Langenegger, engenheiro-chefe da Embraer. “Parabéns a todos que fazem a indústria aeronáutica brasileira ser globalmente respeitada por sua eficiência e sustentabilidade.”
Como um dos mais prestigiados prêmios de inovação, o European Inventor Award é organizado pelo EPO para reconhecer pessoas e equipes que desenvolveram soluções para os grandes desafios da atualidade. A indicação destaca as contribuições do programa Aeronave Silenciosa para o desenvolvimento dos jatos E2 da Embraer, que são ideais para operações em lugares com restrição de ruídos, beneficiando as regiões aeroportuárias densamente povoadas, companhias aéreas e impactando positivamente as comunidades locais.
Os finalistas são escolhidos por um júri independente que é composto de profissionais já indicados ao prêmio e que avaliam as contribuições das pesquisas para o progresso científico, desenvolvimento social e sustentável e prosperidade econômica. Todos os inventores devem ter patentes registradas na Europa.
Mais informações: https://tinyurl.com/4jhekfbh.
*Com informações da Embraer, EESC-USP e EPO.