Confap anuncia resultados do Prêmio Francisco Romeu Landi de CT&I

Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do CTA da FAPESP, recebe o prêmio conferido a Paulo Artaxo, vencedor na categoria Ciências Exatas (foto: Confap)

Publicado em 10/12/2021

Agência FAPESPPaulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), foi o vencedor do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação na categoria Ciências Exatas.

Os resultados da premiação foram anunciados na quinta-feira (09/12), no primeiro dia do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o prêmio – que homenageia Francisco Romeu Landi (1933-2004), que ocupou o cargo de diretor-presidente da FAPESP entre 1996 e 2004 – é outorgado a pesquisadores cujo trabalho tenha contribuído para o avanço do conhecimento e para o bem-estar da população brasileira nas áreas de Ciências da Vida, Exatas, Humanas, Inovação para o Setor Empresarial, Inovação para o Setor Público e a profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade. Os candidatos nas diversas categorias foram indicados por Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país.

Ricardo Tostes Gazzinelli, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ficou com o primeiro lugar na categoria Ciências da Vida; Carlos Frederico Mares de Souza Filho, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi o vencedor na categoria Ciências Humanas; Eduardo James Pereira Souto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), venceu na categoria Inovação para o Setor Empresarial, e Ana Paula Salles Moura Fernandes, da UFMG, na categoria Inovação para o Setor Público. Eonir Teresinha Malgaresi, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, levou o prêmio profissional de Comunicação. Confira abaixo a lista dos premiados:

Categoria Pesquisador – Ciências da Vida

1º lugar – Ricardo Tostes Gazzinelli, UFMG

2º lugar – Luis Augusto Paim Rohde, UFRGS

3º lugar – Felipe Dal Pizzol, UNESC

Categoria Pesquisador – Ciências Exatas

1º lugar – Paulo Eduardo Artaxo Netto, USP

2º lugar – Aloisio Nelmo Klein, UFSC

3º lugar – Ado Jorio de Vasconcelos, UFMG

Categoria Pesquisador– Ciências Humanas

1º lugar – Carlos Frederico Mares de Souza Filho, PUCPR

2º lugar – Maria Lúcia Teixeira Garcia, UFES

3º lugar – Jacyra Andrade Mota, UFBA

Categoria Pesquisador Inovador – Inovação Para o Setor Empresaial:

1º lugar – Eduardo James Pereira Souto, UFAM

2º lugar – Antônio Luiz Pinho Ribeiro, UFMG

3º lugar – Alberto Ferreira de Souza, UFES

Categoria Pesquisador Inovador – Inovação Para o Setor Público

1º lugar – Ana Paula Salles Moura Fernandes, UFMG

2º lugar – Rodrigo Ribeiro Rodrigues, UFES /LACEN

3º lugar – Leonardo de Azevedo Calderon, Fiocruz/RO

Categoria Profissional de Comunicação

1º lugar – Eonir Teresinha Malgaresi, EPAGRI

2º lugar – Wedson de Castro dos Santos, da REDE AMAZÔNICA-AP

3º lugar – Herton Escobar, USP

Os agraciados receberão certificados de premiação, troféus e premiação financeira. Os classificados em primeiro lugar receberão R$ 10.000,00, em segundo lugar, R$ 6.000,00, e em terceiro lugar, R$ 3.000,00, em cada categoria.