Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Craniosynostosis Symposium - Comprehensive Care, Policy and Advocacy


Publicado em 08/03/2024

Agência FAPESP – O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) realizará, nesta quinta (14/03) e sexta-feira (15/03), em Bauru, o primeiro simpósio internacional sobre craniossinostose: “Craniosynostosis Symposium - Comprehensive Care, Policy and Advocacy”.

A craniossinostose é uma malformação que pode atingir um em cada 2.500 nascidos e que se caracteriza pelo fechamento precoce de suturas cranianas durante a gestação. Em sua forma sindrômica, pode trazer diferentes comprometimentos ao desenvolvimento da criança, como alterações no formato do crânio, nos olhos e na visão, além de hipertensão intracraniana e prejuízo na capacidade de aprendizado.

Realizado em parceria com o Boston Children’s Hospital, afiliado à Harvard Medical School, dos Estados Unidos, o evento reunirá os principais especialistas e lideranças do Brasil e do exterior em craniossinostose sindrômica, bem como autoridades do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estarão presentes Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e Natan Monsores, coordenador-geral de Doenças Raras.

Além de discutir as diferentes abordagens clínicas e promover um intercâmbio entre centros de excelência, a proposta do encontro é colocar as malformações craniofaciais e síndromes associadas na pauta da saúde pública brasileira, com o intuito de melhorar e ampliar o acesso à informação, ao diagnóstico precoce e ao tratamento, inclusive com a formalização de protocolo clínico para a craniossinostose junto ao Ministério da Saúde.

O simpósio contará com sessões dedicadas a diferentes especialidades e aspectos relacionados ao atendimento dos pacientes com síndromes e malformações craniofaciais complexas, além de discussões sobre direitos, gestão de atendimento, financiamento, política pública e governança.

As inscrições podem ser feitas por formulário on-line e estão abertas para os diversos públicos, profissionais da saúde e áreas afins, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. As taxas de inscrição custam entre R$ 200 e R$ 480. Alunos de graduação e do HRAC-USP são isentos.

O evento acontecerá das 8h às 18h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia da USP, al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru, SP.

Mais informações: https://hrac.usp.br/eventos/2024/craniosynostosis-symposium-2024/.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51054