Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Curso gratuito ensina profissionais de saúde a identificar sinais de depressão em idosos


Curso gratuito ensina profissionais de saúde a identificar sinais de depressão em idosos

Curso é oferecido pela Casa Ondina Lobo, entidade sem fins lucrativos de longa permanência de idosos (foto: Sabine van Erp/Pixabay)

Publicado em 19/04/2024

Agência FAPESP – A Casa Ondina Lobo, entidade sem fins lucrativos de longa permanência de idosos, está com inscrições abertas para o curso on-line “Abordagem Multidisciplinar de Depressão em Idosos”, que será lançado oficialmente no dia 15 de maio.

Com o objetivo de capacitar profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), a atividade tem a coordenação científica da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O curso auxiliará as equipes de saúde a identificar, monitorar e acompanhar de forma eficaz planos de saúde personalizados para idosos. A iniciativa é uma das etapas do projeto Plataforma de Apoio à Depressão 60+, que teve início em agosto de 2020 e envolveu uma equipe formada por profissionais das áreas de psicologia, gerontologia, educação física, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, psiquiatria e geriatria na formulação de um protocolo em parceria com o Núcleo de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e o Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG.

Os participantes terão a oportunidade de descobrir estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, além de terem acesso a mais de dez videoaulas que abordam as perspectivas e contribuições das equipes científicas da USP, UFMG e de profissionais multidisciplinares envolvidos ao longo do projeto.

O evento de lançamento acontecerá das 9h às 10h, em formato virtual. O público interessado deve se inscrever pelo site da Casa Ondina Lobo.

Após o evento de lançamento da capacitação será disponibilizado um link para os profissionais de saúde entrarem nas aulas de “Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa”. Ao final, os participantes receberão certificado.

Os temas abordados nos encontros serão: epidemiologia e depressão em idosos; desafios e estratégia na identificação e diagnóstico; e iniciação na abordagem farmacológica, até ativação no manejo de sintomas depressivos.

As vagas são gratuitas e limitadas.

Mais informações: www.ondinalobo.org.br/projeto-plataforma ou pelo e-mail projetos@ondinalobo.org.br.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51448