Doutorando desenvolve gel com nanopartículas que potencializam o clareamento dental

A professora Vanessa Gobbo e seu aluno de doutorado Matheus Kury. Projeto recebeu o Paffenbarger Award durante o Encontro Anual da Academia de Materiais Dentários (foto: FOP-Unicamp/divulgação)

Publicado em 17/05/2022

Agência FAPESP – Durante seu doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp), Matheus Kury desenvolveu um gel com nanopartículas que potencializam o clareamento dental, o que permite usar o produto em menores concentrações e diminui o risco de efeitos colaterais. O trabalho foi premiado na categoria “Paffenbarger Award” durante o Encontro Anual da Academia de Materiais Dentários, evento realizado entre 27 de setembro e 1º de outubro no Grand Hyatt Hotel de Atenas, na Grécia.

Intitulado “Development of in-office bleaching gels containing co-doped titanium dioxide nanoparticles”, o projeto foi desenvolvido com apoio da FAPESP, sob a orientação da professora Vanessa Cavalli Gobbo. Colaboraram os professores Fernando Luís Esteban Florez e Sharukh Khajotia, da Universidade de Oklahoma (Estados Unidos).

No trabalho in vitro, foram incorporadas nanopartículas de dióxido de titânio dopadas com nitrogênio e fluoreto em géis experimentais para clareamento. Essa estratégia potencializou a eficácia clareadora de géis menos concentrados (6% e 15% de peróxido de hidrogênio), alcançando os resultados estéticos promovidos pelo tratamento padrão utilizando géis em alta concentração (35% de peróxido de hidrogênio).

Observou-se, ainda, que esses géis menos concentrados contendo as nanopartículas promoveram menos danos à superfície do esmalte dental e menos efeitos citotóxicos a células de linhagem odontoblástica. Essa abordagem pode manter a eficácia estética do clareamento realizado em consultório, enquanto diminui os efeitos indesejados do clareamento, como a sensibilidade dental ou alterações no esmalte dental.

O Paffenbarger Award, um dos mais importantes prêmios da Academia de Materiais Dentários, é concedido desde 1986 a alunos membros da instituição. O objetivo é estimular a carreira acadêmica. Neste ano, 28 trabalhos concorreram nessa categoria e sete foram selecionados como finalistas.

Na final, Kury concorreu com alunos do Canadá, Alemanha, Holanda, Irã e China e foi classificado em primeiro lugar.

“Conquistar este reconhecimento ainda no doutorado significa que todos os esforços dos últimos anos valeram a pena e que o resultado da nossa pesquisa pode, de fato, contribuir para o avanço da nossa área de atuação e proporcionar tratamentos eficazes e seguros aos nossos pacientes. Representar a FOP-Unicamp, instituição que tenho orgulho de fazer parte, e o Brasil foi motivo de muita felicidade, realização profissional e pessoal. Essa experiência me trouxe maturidade, porque estudei e me preparei muito para as apresentações. Também tive o privilégio de ser avaliado por pesquisadores de vários países, a quem tenho muita admiração. Com certeza, este prêmio é um estímulo para seguir em frente e contribuir ainda mais para a ciência, mesmo frente a tantas adversidades do cenário atual”, conta o doutorando.

* Com informações da FOP-Unicamp.