Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


E-book reúne estudos sobre ecossistemas aquáticos, com ênfase em reservatórios


E-book reúne estudos sobre ecossistemas aquáticos, com ênfase em reservatórios

Composto por 11 capítulos, o livro discorre sobre as pesquisas hoje consideradas clássicas, passando por novas abordagens e equipamentos (imagem: reprodução)

Publicado em 05/06/2024

Agência FAPESP – A limnologia é uma especialidade da biologia que estuda as extensões de água doce, como lagos, pântanos e rios, sob diversos aspectos: biológicos, químicos, físicos, meteorológicos, geológicos ou ecológicos. O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) lançou recentemente um livro digital que trata dessa área de pesquisa com foco em reservatórios, apresentando métodos de trabalho de campo e de laboratório. Trata-se da obra Limnologia de reservatórios: do clássico às novas abordagens (2024).

“Composto por 11 capítulos, o livro discorre sobre as pesquisas hoje consideradas clássicas, passando por novas abordagens e equipamentos”, conta à Agência FAPESP Marcelo Luiz Martins Pompêo, professor do IB-USP e um dos organizadores do e-book.

O primeiro capítulo é dedicado a pesquisas feitas em reservatórios nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil, hoje consideradas abordagens clássicas. “No estudo de casos, apresento novas abordagens de pesquisa em reservatórios e também discuto como os novos equipamentos e técnicas oferecem renovadas possibilidades de investigação, não disponíveis nos anos 70 e 80 do século passado”, conta o professor.

Nos demais capítulos, são discutidos temas como microplástico e metais nos sedimentos, além do uso das técnicas de sensoriamento remoto na avaliação da qualidade da água.

O e-book sintetiza pesquisas realizadas pelo grupo coordenado por Pompêo, muitas delas financiadas pela FAPESP (21/10637-2, 20/11759-1, 19/10845-4, 16/24528-2, entre outros projetos).

“O apoio da FAPESP foi fundamental, diria mais, foi essencial. Sem os financiamentos obtidos com a Fundação e o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], nesses mais de 20 anos que tenho de USP, não seria possível equipar o laboratório e ter recursos para os insumos e trabalhos de campo, o que me impediria de ter muitos alunos e realizar pesquisas em diferentes áreas de atuação dentro do campo da limnologia”, destaca.

O livro tem 188 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do IB-USP.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51863