Aliança dos principais museus de ciência e tecnologia do Reino Unido tem interesse em iniciativas conjuntas com a FAPESP (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Publicado em 13/12/2025
Helo Reinert | Agência FAPESP – Representantes da FAPESP reuniram-se em 9 de dezembro com Sir Ian Blatchford, diretor e executivo-chefe do Science Museum Group (SMG) – uma aliança dos principais museus de ciência e tecnologia do Reino Unido. Participaram da visita Helen Jones e Giovana Zocoli, que ocupam os cargos de diretora e gerente de Engajamento Global da instituição britânica. O objetivo foi discutir ideias em conjunto para futuras parcerias.
Resistência aos antibióticos, importância das vacinas e evolução da pesquisa sobre câncer são alguns temas de interesse para a realização de futuras exposições no Brasil, seja em espaços públicos ou museus. Segundo Blatchford, a comunicação científica por meio de exposições incentiva o letramento e promove o combate ao negacionismo.
A FAPESP tem impulsionado várias iniciativas na área de museus. Marco Antonio Zago, presidente da Fundação, destacou a importância das coleções científicas e artísticas do Museu de Zoologia de Universidade de São Paulo (MZ-USP). Mencionou o financiamento da Fundação ao Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas do Brasil, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP). E citou a relevância das coleções do MAE, em particular o patrimônio cultural dos povos indígenas da Amazônia.
Neste ano, a Fundação lançou duas chamadas de propostas dentro do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo (PAIP): uma para Coleções Biológicas e outra para Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos.
Também participaram da reunião o gerente da Assessoria de Relações Institucionais, Raul Machado, e a assessora Laura Redondo, além da gerente adjunta de Colaboração em Pesquisa, Ana Paula Yokosawa.