Escola Superior do Instituto Butantan recebe inscrições para o programa Cientista Mirim

As inscrições vão até 19 de abril (foto: Freepik*)

Publicado em 08/04/2024

Agência FAPESP – Estão abertas, até 19 de abril, as inscrições para a segunda edição do projeto Cientista Mirim, organizado pela Escola Superior do Instituto Butantan. O projeto é direcionado a alunos matriculados a partir do segundo ano do ensino médio.

O programa Cientista Mirim oferece aulas teóricas sobre biossegurança, boas práticas de laboratório e armazenamento e descarte de resíduos, além de uma vivência prática no laboratório de pesquisa selecionado pelo estudante.

Onze laboratórios do Butantan devem receber os jovens estudantes na atual edição: Laboratório da Dor e Sinalização; Laboratório de Coleções Zoológicas; Laboratório de Bacteriologia; Laboratório de Genética; Laboratório de Herpetologia; Laboratório de Fisiopatologia; Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares” (CENTD); Laboratório de Toxinologia Aplicada; Laboratório de Farmacologia; Laboratório de Imunopatologia; e Laboratório de Desenvolvimento e Inovação. O CENTD é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e GlaxoSmithKlein (GSK).

Após a conclusão do projeto, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus relatórios finais na Reunião Científica Anual do Butantan, além de serem incentivados a inscrever suas pesquisas em congressos externos.

Os interessados devem se inscrever por formulário disponível na página do programa.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. Na primeira, o estudante deve enviar a média aritmética simples das notas de biologia, química, matemática e português informadas no boletim escolar de 2023, carta de recomendação fornecida pelo professor ou professora da disciplina de biologia e também carta de motivação escrita pelo aluno.

Os candidatos aprovados para a segunda fase devem realizar, por fim, uma entrevista. O resultado final e a convocação para matrícula serão divulgados em 31 de maio.

Após aprovação, os Cientistas Mirins deverão cumprir uma carga horária de 144 horas, dividida em seis meses a partir da data de ingresso. Cada estudante deverá frequentar o programa dois dias por semana, dedicando-se por três horas em cada um deles. As datas e horários do curso devem respeitar o cronograma escolar dos adolescentes.

Mais informações: https://tinyurl.com/n3k6fvb2.

Imagem de kues1 no Freepik