O estágio de pesquisa deverá necessariamente fazer parte do projeto de pesquisa que fundamenta a concessão da bolsa em andamento (foto: La Sapienza)
Publicado em 12/12/2023
Agência FAPESP – A FAPESP lançou uma chamada de propostas que permite a beneficiários de Bolsa da FAPESP de Pós-Doutorado, Doutorado, Doutorado Direto ou Mestrado realizar estágios de curta e média duração em universidades italianas, em qualquer área do conhecimento.
A chamada integra o Programa de Mobilidade Confap/Itália 2023, no âmbito de acordo de cooperação científica assinado entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – representando a FAPESP e demais fundações de amparo à pesquisa estaduais brasileiras – e a Rede Italiana de Universidades, composta por 14 universidades.
O estágio de pesquisa na Itália deverá necessariamente fazer parte do projeto de pesquisa que fundamenta a concessão da bolsa em andamento. As Bolsas BEPE, portanto, não podem ser solicitadas de forma independente, conforme as normas do Programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) da FAPESP.
O bolsista pode conferir, por meio do website do programa de mobilidade, as oportunidades de pesquisa oferecidas pelas instituições italianas, divididas por áreas de conhecimento. Também é possível contatar as instituições diretamente para ter acesso a outras oportunidades.
O prazo final para a submissão de propostas é 11 de março de 2024. As propostas devem ser enviadas à FAPESP, por meio do SAGe, e à Confap, por meio da plataforma https://sistema.confap.org.br/. Além de anexar sua proposta de projeto científico e currículo, o bolsista deverá apresentar uma carta da instituição no exterior aceitando-o como candidato e indicando o pesquisador responsável pela supervisão.
As orientações específicas aos pesquisadores do Estado de São Paulo estão na página https://fapesp.br/16464.