3 de março de 2026 é a data-limite para submissão de propostas (imagem: FAPESP/reprodução)
Publicado em 31/10/2025
Helo Reinert | Agência FAPESP – A FAPESP lançou na última sexta-feira (31/10) a 5ª chamada para a constituição de novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs). A Fundação destinará R$ 200 milhões para a realização de pesquisas colaborativas orientadas a problemas específicos, de interesse social ou econômico do Estado de São Paulo. O objetivo é produzir – no prazo mínimo de três anos e máximo de cinco – resultados que permitam o avanço do conhecimento e a melhoria de políticas públicas. O prazo final para entrega de propostas é 3 de março de 2026.
A proposta de formação de um centro deve prever a transferência de resultados e de conhecimento para secretarias estaduais, municipais, órgãos federais e a sociedade. O programa exige a atuação colaborativa entre pesquisadores de institutos de pesquisa, universidades e órgãos governamentais nos três níveis (municipal, estadual e federal). A parceria também está aberta à participação de empresas, organizações não governamentais (ONGs), agências multilaterais, fundos e fundações nacionais ou internacionais. É importante lembrar que as propostas que incluírem esses parceiros deverão ser priorizadas na análise.
O apoio da FAPESP por proposta será de, no máximo, R$ 2 milhões por ano. Cada proposta apresentada pelo pesquisador responsável deverá receber contrapartida de um ou mais parceiros.
A FAPESP já apoia 83 CCDs, selecionados em quatro editais lançados em 2019, 2021, 2023 e 2024. A lista dos centros, com a área de pesquisa e a relação de parceiros, está disponível em: ccd.fapesp.br.
“Os Centros de Ciência para o Desenvolvimento foram concebidos com a perspectiva de gerar impacto social, tecnológico e econômico na vida das pessoas”, comenta o diretor científico da FAPESP, Marcio de Castro. “A ciência que resulta da parceria entre a academia e os governos tem se mostrado um caminho sólido para oferecer soluções para grandes desafios públicos enfrentados pela sociedade e também pelos próprios governos.”
O edital apresenta cerca de 80 temas estratégicos elencados por 12 secretarias ou órgãos públicos. Nesta edição, participam pela primeira vez a Controladoria Geral do Estado e a Escola de Educação Física da Polícia Militar.
Entre os temas de pesquisa sugeridos pelos órgãos públicos estão, por exemplo, envelhecimento da população; planejamento energético inteligente; robótica para as pessoas com deficiência; games, realidades estendidas e inovação cultural no Estado de São Paulo; ferramenta para a utilização de informações disponíveis em bancos de dados das Notas Fiscais Eletrônicas.
O pesquisador interessado em criar uma proposta do zero encontrará no anexo 1 da chamada o e-mail e o nome da pessoa que será o ponto focal do órgão público. O anúncio das propostas selecionadas ocorrerá em setembro. Todas devem ser enviadas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe)
Mais informações em: fapesp.br/17876.