23/01 é a data-limite para submissão de propostas (imagem: Erwan Amice/Wikimedia Commons)
Publicado em 28/11/2025
Agência FAPESP – A FAPESP e a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) lançaram sexta-feira (28/11) uma chamada voltada a financiar os custos relacionados à visita de pesquisadores vinculados a instituições uruguaias ao Estado de São Paulo e de pesquisadores paulistas a instituições do Uruguai.
A FAPESP e a ANII mantêm um acordo de cooperação científica desde 2023. Recentemente, ambas promoveram o simpósio FAPESP Day Uruguay, que reuniu cientistas paulistas e uruguaios em Montevidéu entre 13 e 14 de novembro com o objetivo de fortalecer laços e fomentar parcerias em áreas estratégicas de mútuo interesse (leia mais em: agencia.fapesp.br/56476).
O novo edital se insere no escopo do Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica (PROASA). Portanto, as instituições paulistas e uruguaias que forem selecionadas para receber especialistas de reconhecida competência deverão considerar como contexto a missão do programa de fortalecer uma rede científica interdisciplinar e multilateral para o Atlântico Sul e a Antártica, de forma a incluir novos parceiros internacionais com desafios e oportunidades científicas comuns.
As propostas de visitas científicas de curta duração – a serem elaboradas em conjunto por um pesquisador responsável do Estado de São Paulo e outro do Uruguai – devem ter em vista a preparação de propostas para a Chamada “CRA Ocean 2 – Em direção ao oceano que desejamos: Biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas para a natureza e o bem-estar humano”, do Belmont Forum, iniciativa multilateral de fomento à pesquisa em mudanças ambientais globais.
Com a participação de mais de uma dúzia de agências de fomento à ciência em quatro continentes, a Chamada CRA Ocean 2 apoiará projetos de pesquisa conduzidos por consórcios envolvendo representantes de vários países e disciplinas científicas.
Portanto, a chamada bilateral FAPESP-ANII priorizará propostas que resultem na formação de novas parcerias e na elaboração de pesquisa multilateral com vistas à Chamada CRA Ocean 2. Propostas também devem abordar os três temas da chamada do Belmont Forum: conservação da biodiversidade e soluções baseadas na natureza, integração oceano-biodiversidade-clima e futuros da natureza, governança oceânica e ética.
A FAPESP e a ANII vão financiar a vinda de pesquisadores visitantes com vínculo empregatício em instituição de pesquisa sediada no território do parceiro. A FAPESP vai empregar a modalidade Auxílio Pesquisador Visitante para custear a chegada de pesquisadores uruguaios. O auxílio terá duração de até 12 meses.
As submissões tanto de instituições uruguaias quanto paulistas deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 23 de janeiro de 2026.
A chamada está disponível em fapesp.br/17900.