Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP participa de webinário sobre oportunidades de investimentos verdes


FAPESP participa de webinário sobre oportunidades de investimentos verdes

Evento reuniu representantes do governo paulista, de agências de fomento e de investimentos e empresários (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

Publicado em 23/04/2021

Agência FAPESP – No Dia da Terra, comemorado ontem (22/04), a FAPESP participou do webinário "O Futuro da Economia de São Paulo: Oportunidades para Investimentos Verdes". Organizado pelo governo do Estado de São Paulo, o evento reuniu secretários de governo, representantes de agências de fomento e investimento e empresários.

“São Paulo é um excepcional local para se investir de forma sustentável. Temos segurança jurídica, ética e compromisso com o meio ambiente”, disse o governador João Doria. Ele elencou uma série de iniciativas implementadas pelo governo, da preservação da Mata Atlântica a programas que conciliam a produção do agronegócio e a preservação do meio ambiente, orientadas pela pesquisa. “A FAPESP consolida os investimentos que São Paulo faz em ciência e tecnologia”, sublinhou o governador.

Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, afirmou que São Paulo é um Estado Verde porque cuida da reserva natural, respeita o ambiente e tem uma agricultura moderna baseada em ciência. “Mas, principalmente, somos produtores de soluções tecnológicas e inovadoras que protegem o planeta”, acrescentou, citando o exemplo de programas estratégicos da Fundação, como os de Bioenergia (BIOEN), Biodiversidade (BIOTA) e Mudanças Climáticas, além de estudos sobre a Amazônia, que já apoiaram mais de 3.500 projetos de pesquisa sobre a produção de energia limpa, uso sustentável da biodiversidade, mitigação do impacto do clima entre outros (leia mais em fapesp.br/publicacoes/2021/susten.pdf).

“Além disso, a FAPESP apoia pequenas empresas com iniciativas inovadoras em Economia Verde e mantém parcerias com grandes empresas em projetos relacionados à química verde, uso de gás natural, entre outros”, acrescentou, referindo-se aos Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e aos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs).

Zago adiantou que, no próximo dia 23 de maio, quando a FAPESP dará início a uma série de atividades em comemoração aos seus 60 anos – que serão completados nas mesma data de 2022 –, será inaugurado um portal que dará acesso a todos os projetos de pesquisa e iniciativas da Fundação indexados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O nosso objetivo é mostrar que os recursos investidos pela FAPESP se traduzem em ações concretas, intrinsicamente ligadas à melhoria da vida das pessoas e do planeta.”

“É um alento ver a FAPESP firme e forte, com recursos garantidos e tendo avançado no modelo de investimento em pesquisa aplicada e risco compartilhado”, disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico. “A FAPESP tem sido fonte de financiamento para a pesquisa nacional.”

No evento, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, apresentou iniciativas da Pasta, como a despoluição do rio Pinheiros, por meio do desenvolvimento do saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental, que possibilitarão o uso das margens do rio pela população; e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, citou, entre outros, o programa Cidadania no Campo, que está digitalizando propriedades rurais em todo o Estado e que, por meio de um acordo com o Google, atribuirá endereços a todos os moradores de áreas rurais em São Paulo.

Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, apresentou o programa ICMS Ambiental, que recompensará municípios com iniciativas adequadas de gestão de resíduos sólidos, energia limpa e de restauração da biodiversidade, que deverá entrar em vigor no próximo ano; e Wilson Mello, presidente da InvestSP, informou que a agência conta, atualmente, com uma carteira de 30 projetos relacionados a temas ambientais, que totalizam R$ 21 bilhões e que deverão gerar 90 mil empregos.

Também participaram do webinário o embaixador Affonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Estado de São Paulo; Carlo Pereira, diretor do Pacto Global da ONU; Daniel Sonder, CFO da B3 da Bolsa de Valores de São Paulo; Marta Pinheiro, e a diretora executiva da XP; e Isabela Pascoal, diretora do grupo DPascoal.

Fonte: https://agencia.fapesp.br/35702