Livro aborda o desenvolvimento de novos produtos biofarmacêuticos

Obra é voltada a estudantes e pesquisadores da área de bioquímica, farmacologia e biofarmacêutica, bem como profissionais que atuam no campo interdisciplinar da biotecnologia farmacêutica (imagem: reprodução)

Publicado em 17/11/2021

Agência FAPESP – O desenvolvimento de novos produtos biofarmacêuticos e o aprimoramento de biofármacos já existentes são tema do livro Pharmaceutical Biotechnology A Focus on Industrial Application, recentemente lançado pela Editora Taylor & Francis/CRC Press.

Na obra, os autores Adalberto Pessoa e Michele Vitolo – ambos professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) – e Paul Frederick Long, do King's College London (Reino Unido), fornecem conceitos relacionados com a biotecnologia farmacêutica com uma perspectiva industrial.

“O livro foi escrito durante o ano passado, no meio da pandemia, período em que atuei como professor visitante no King's College London. Nós utilizamos como ponto de partida um livro que tínhamos publicado em 2015, em português, pela Editora Edgard Blücher. Atualizamos, revisamos e acrescentamos dez novos capítulos, de modo a cobrir todos os aspectos da biotecnologia farmacêutica com interesse industrial”, conta Pessoa à Agência FAPESP.

O conteúdo é voltado a estudantes e pesquisadores da área de bioquímica, farmacologia e biofarmacêutica, bem como profissionais que atuam no campo interdisciplinar da biotecnologia farmacêutica. Além disso, o livro disponibiliza aos professores material de base para aprimorar suas aulas e oferece aos alunos e demais leitores um texto que examina o passo a passo do desenvolvimento de novos biofármacos.

“É um livro didático que pode ser utilizado tanto em ensino de graduação como pós-graduação. Além disso, pelo fato de ter uma abordagem industrial, os profissionais de empresas que produzem biofármacos também serão beneficiados”, acrescenta o autor.

A obra tem 386 páginas e foi publicada em inglês. Está disponível em formato físico e digital no site da editora e em diversas livrarias virtuais.