Escrita por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP, obra é direcionada a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de saúde (imagem: reprodução)
Publicado em 24/03/2023
Agência FAPESP – Com o intuito de prevenir doenças bucais e seus agravos por meio de ações que podem ser iniciadas ainda durante a gestação, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Forp-USP) publicaram o livro Pré-natal Odontológico (Santos Publicações, 2023).
A obra foi organizada por Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, professor da Forp-USP e coordenador de um projeto financiado pela FAPESP. Colaboraram 22 docentes, egressos e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria.
“Julgamos oportuno divulgar esse assunto, que tem ganhado cada vez mais visibilidade, ainda que seja um tema desconhecido por grande parte da população. Ações de educação para promoção da saúde materno-infantil e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis visando a qualidade de vida e o bem-estar coletivo estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] 3 [Saúde e Bem-Estar] das Nações Unidas e na Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde [APPMS] nos Eixos 5 [Doença Crônicas Não Transmissíveis], 8 [Gestão do Trabalho e Educação em Saúde] e 14 [Saúde Materno-Infantil]”, afirma Paula-Silva à Agência FAPESP.
Direcionado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde, o livro é dividido em dez capítulos, que tratam sobre a relação entre as doenças bucais na gestação e o parto prematuro, o atendimento odontológico de gestantes, a formação dos dentes da criança e defeitos associados, o aleitamento materno, o consumo de açúcar e os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê após o nascimento, como o uso de creme dental fluoretado a partir do irrompimento do primeiro dente.
A obra tem 268 páginas, custa R$ 380 e está disponível no site da editora.