Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Livro explora as últimas descobertas sobre vesículas mineralizantes


Livro explora as últimas descobertas sobre vesículas mineralizantes

Livro de 446 páginas está disponível em formato físico e em e-book (imagem: reprodução)

Publicado em 19/02/2024

Agência FAPESP – Pesquisadores vinculados ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) lançaram o livro Mineralizing Vesicles: From Biochemical and Biophysical Properties to Their Roles in Physiology and Disease (Editora Academic Press, 2023), que explora as últimas descobertas sobre vesículas mineralizantes e seu impacto em fisiologia e patologia óssea.

A obra contém pelo menos oito capítulos com contribuição de membros do Projeto Temático “Investigação do papel de vesículas extracelulares (VEs) na iniciação, propagação, regeneração e modelação da mineralização biológica”, financiado pela FAPESP e coordenado pelo professor Pietro Ciancaglini, da FFCLRP-USP.

“Nossos grupos de pesquisa trabalham na área há mais de 15 anos, tendo obtido vários financiamentos da FAPESP. No Temático em andamento, reunimos colaboradores das áreas de química, farmácia e odontologia, de forma integrada e transdisciplinar”, conta à Agência FAPESP Karina Bezerra Salomão Xavier, pós-doutoranda pela USP de Ribeirão Preto e uma das colaboradoras do livro.

A publicação aborda estudos sobre vesículas extracelulares (VEs), que são organelas biologicamente ativas com papel importante na comunicação entre células, pois têm a capacidade de transportar moléculas como lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Desse modo, atuam na sinalização e influenciam diversas funções celulares. Uma vez que os componentes moleculares das vesículas podem fornecer informações sobre a fisiologia e patologia do tecido de origem, essas vesículas têm sido destaque como biomarcadores de progressão de doenças.

As vesículas mineralizantes, que são destaque no livro, surgem de uma classe das vesículas extracelulares, conforme explicado por Xavier: “Uma classe especial de VEs, chamadas vesículas da matriz [MVs], são protagonistas em uma das teorias mais aceitas para a formação dos primeiros cristais de hidroxiapatita e propagação mineral para a formação óssea em vertebrados”.

“Porém, ainda existem lacunas nessa teoria que necessitam ser investigadas, como: Qual o papel efetivo das vesículas no processo? Qual o papel das proteínas/enzimas que as compõem? Como as interações entre o colágeno e as proteínas/enzimas presentes nas vesículas podem ser responsáveis pela nucleação e consequente propagação da mineralização? Como essas interações regulam o processo de mineralização mediado por MVs? Como o pH e substratos influenciam na formação e propagação dos cristais de hidroxiapatita mediados por MVs? Mediante tais questionamentos, nosso grupo de pesquisa tem isolado vesículas extracelulares com qualidade e quantidade suficiente para entender a natureza das interações entre vesículas nativas e proteínas osteogênicas [que participam da proliferação do tecido ósseo]”, acrescenta a pesquisadora.

A obra ainda atualiza tópicos importantes que integram as linhas de pesquisa, incluindo caracterizações biológicas, bioquímicas e funcionais de vesículas mineralizantes, construção de modelos miméticos e metodologias para estudos e suas possíveis aplicações biomédicas.

“Esta é a primeira obra que apresenta o estado da arte nas propriedades da mineralização de vesículas extracelulares e suas potenciais aplicações clínicas. É uma ferramenta inestimável para pesquisadores da área”, destaca Xavier.

O livro foi escrito em inglês e é voltado para um público acadêmico de pós-graduação e pesquisa científica. Tem 446 páginas e pode ser adquirido no site da Amazon por R$ 887,83, no formato físico, e por R$ 684,98 no formato de e-book.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/50870