Movimento Parent in Science recebe o Prêmio Nature para Mulheres Inspiradoras na Ciência

Iniciativa brasileira que defende a implantação de políticas de apoio às mães cientistas venceu na categoria “Science Outreach”. Premiação é uma parceria entre a editora Nature e a empresa Estée Lauder (imagem: divulgação)

Publicado em 02/12/2021

Agência FAPESP – A editora britânica Nature anunciou o movimento brasileiro Parent in Science como a iniciativa vencedora do prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência, na categoria “Science Outreach”, pelo trabalho desenvolvido na sistematização de dados e luta pela implantação de políticas de apoio às mães na academia.

O prêmio, que pela primeira vez é concedido a um grupo brasileiro, é uma parceria da editora Nature com a companhia Estée Lauder, da área de cosméticos. O objetivo da premiação é celebrar e apoiar as conquistas das mulheres na ciência e de todos aqueles que trabalham para encorajar meninas e mulheres jovens a se envolverem e permanecerem na ciência.

O movimento Parent in Science surgiu em 2016 com a missão de mudar a forma como a parentalidade, e mais especificamente a maternidade, é percebida na área acadêmica, lutando por um ambiente científico mais igualitário, diverso e justo.

O grupo já realizou pesquisas que demonstraram os impactos da maternidade na carreira das cientistas no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de políticas de apoio às mães cientistas, levando em consideração a intersecção com raça e todos os demais aspectos que impactam a maternidade. O movimento é formado por 17 pesquisadoras no núcleo central, porém, em 2019, teve uma expansão, englobando atualmente 72 embaixadoras em várias universidades brasileiras.

Entre as embaixadoras do movimento, sete são ou já foram bolsistas da FAPESP: Ana Carla Batissoco, Daniella França, Isabella Bordon, Guacira Pauly, Iara Bresolin, Lígia Menossi e Luciana Garcia.

Com a premiação, o movimento ganhou US$ 40 mil, além do convite para apresentações e mentorias na empresa Estée Lauder.

A lista completa dos projetos vencedores está disponível no site do Prêmio Nature.