Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Nanopartículas contendo substância natural tratam leishmaniose visceral com pouco efeito adverso


Nanopartículas contendo substância natural tratam leishmaniose visceral com pouco efeito adverso

Nanopartículas lipídicas observadas em microscópio sem (A) e com (B) o princípio ativo encapsulado (imagem: acervo dos pesquisadores)

Publicado em 07/02/2024

Julia Moióli | Agência FAPESP – Um novo tratamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) pode revolucionar o combate à leishmaniose visceral – doença tropical que afeta cerca de 400 mil pessoas ao ano no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se da administração de nanopartículas contendo lupeol, composto químico presente em diversas espécies vegetais, incluindo frutas como manga, uva e morango. Em testes com animais, a estratégia mostrou-se capaz de eliminar quase completamente o protozoário do gênero Leishmania, causador da doença, dos órgãos afetados. Os resultados foram divulgados na revista Pharmaceuticals.

A leishmaniose visceral é a forma clínica da doença infecciosa tropical que oferece alto risco de vida: a taxa de mortalidade chega a 95% se não tratada, segundo a OMS. E mesmo quando os protocolos recomendados são seguidos, o índice de mortalidade é de até 10%.

Para piorar o quadro, os tratamentos atualmente disponíveis – baseados principalmente no uso de antimoniais pentavalentes ou anfotericina B – causam efeitos colaterais severos no coração, fígado e nos rins dos pacientes. Além disso, alguns fármacos têm custo extremamente elevado, especialmente para os sistemas públicos de saúde, e, se ministrados de forma inadequada, podem gerar parasitas resistentes. Daí a importância de se encontrar novos compostos ativos e os cientistas têm centrado esforços nos produtos naturais, identificados em plantas.

Neste estudo financiado pela FAPESP (projetos 16/10324-6, 18/07885-1, 18/24077-6 e 23/01641-1), pesquisadores do Instituto de Biociências da Unesp, campus do Litoral Paulista (IB-CLP), criaram uma nova abordagem: ministrar o lupeol – composto químico da classe dos triterpenos, produzido e acumulado por certas espécies de plantas – encapsulado em nanopartículas lipídicas.

“O lupeol já apresentou, em estudos in vitro, capacidade de eliminar diversas formas de Leishmania, mas apresenta baixa solubilidade em diluentes fisiológicos, o que limita sua biodisponibilidade in vivo”, explica Jéssica Adriana de Jesus, pós-doutoranda no IB-CLP e primeira autora do estudo.

“Colocá-lo dentro de nanopartículas lipídicas soluciona esse problema, pois permite superar barreiras biológicas, maximizar o efeito terapêutico e liberar o fármaco em um local específico – no caso da leishmaniose visceral, no baço, no fígado e na medula óssea”, completa. “Esses nanocarreadores nada mais são do que um veículo que leva o composto até o local necessário. Ali, com o pH adequado, eles se abrem, liberando o fármaco.”

Resultados inéditos

O experimento feito na Unesp envolveu quatro grupos de animais infectados com a espécie Leishmania infantum e tratados durante dez dias: o primeiro recebeu apenas lupeol; o segundo foi tratado com nanopartículas contendo o composto; o terceiro recebeu apenas o veículo (nanopartículas sem o princípio ativo); e, o quarto, recebeu placebo. Após esse período, foram coletados baço, fígado, sangue e plasma, que passaram por análises bioquímicas, fisiopatológicas e de carga parasitária.

Como esperado, os carreadores lipídicos nanoestruturados contendo lupeol apresentam eficácia superior à do fármaco sozinho na eliminação de parasitas no baço e fígado de hamsters com leishmaniose visceral: sua administração durante dez dias consecutivos reduziu em 99,9% o número de parasitas.

“Além disso, os animais tratados dessa forma apresentaram apenas alterações histopatológicas mínimas no baço e no fígado”, conta a pesquisadora. “Pela primeira vez, comprovamos que essa combinação é altamente eficaz no tratamento da doença e deve ser considerada como uma formulação significativa a ser utilizada.”

No estudo recém-publicado, as nanopartículas contendo lupeol foram administradas por meio de uma injeção intraperitoneal (na cavidade abdominal dos animais). Os próximos passos do grupo incluem desenvolver um nanocarregador para uso oral, o que permitiria ao paciente se tratar em casa, e também versões para aplicação tópica, voltadas ao tratamento da leishmaniose cutânea.

O estudo conduzido durante o pós-doutoramento de Jesus foi supervisionado por Luiz Felipe D. Passero, professor do IB-CLP e do Instituto de Estudos Avançados do Mar (Ieamar-Unesp).

Também participaram do trabalho os pesquisadores Domingos C. Ferreira e Paulo C. Costa, do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade do Porto (Portugal); Ilza Maria O. Sousa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Thays Nicolli, Aurea F. Ferreira e Marcia D. Laurenti, do Laboratório de Patologia de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

O artigo Nanostructured Lipid Carriers as Robust Systems for Lupeol Delivery in the Treatment of Experimental Visceral Leishmaniasis pode ser lido em: www.mdpi.com/1424-8247/16/12/1646.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/50811