Questionário é direcionado a todos os adultos que tenham um olfato alterado, reduzido, normal ou altamente desenvolvido (imagem: Krakenimages.com/Freepik)
Publicado em 13/01/2026
Agência FAPESP – Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centre de Recherche en Neurosciences de Lyon (França) sobre a diversidade do olfato em diferentes culturas está procurando voluntários para responder um questionário.
O estudo é conduzido por Isabella de Oliveira Escarminio, graduanda do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e bolsista da FAPESP, com orientação de Bettina Malnic, professora do IQ-USP.
“O objetivo dessa pesquisa é analisar a importância do olfato no dia a dia dos brasileiros. O mesmo questionário será aplicado pelos colaboradores em diversos países”, comenta Escarminio para a Agência FAPESP.
A investigação surgiu do estágio de pesquisa no exterior da estudante em Lyon (França), com bolsa da FAPESP. O trabalho na França buscou avaliar a relação entre caraterísticas moleculares e percepções por análise das estruturas moleculares dos odorantes e das propriedades olfativas.
O questionário é direcionado a todos os adultos que tenham um olfato alterado, reduzido, normal ou altamente desenvolvido. Ele inclui uma série de perguntas em que é possível selecionar respostas de uma lista ou responder livremente.
Os resultados do estudo serão apresentados em congressos científicos, publicados em revistas acadêmicas e poderão ser usados para fins educacionais.
O questionário pode ser acessado em https://form.crnl.fr/index.php/885479?lang=pt-BR. Ele leva aproximadamente 25 minutos para ser preenchido.