Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Pós-doutorado em comunicação na USP


Pós-doutorado em comunicação na USP

O projeto é desenvolvido na Escola de Comunicações e Artes da USP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Publicado em 08/03/2024

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível pelo projeto “Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação climática na Educação Básica no Brasil?”. O prazo de inscrição acaba na sexta-feira (15/03).

O projeto é desenvolvido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

As atividades do pós-doutorando incluem: revisão bibliográfica das convergências epistemológicas e empíricas das políticas públicas brasileiras de educação ambiental e da educomunicação, buscando avaliar como lidam com a tensão entre complexidade e redução, estratégia e tática, territorialização e virtualidade, limites e aceleração; coleta e análise de dados com educadores sobre percepção da emergência climática e práticas pedagógicas adotadas; e elaboração de questionário e entrevistas com educadores e gestores participantes no curso híbrido sobre educação climática a partir da educomunicação e análise comparada.

Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6820/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51051