Pós-doutorado em política de saúde na Fundação Getúlio Vargas

Duas vagas estão disponíveis para projeto que estuda a política do complexo industrial da saúde em tempos de transformação (foto: Arek Socha/Pixabay)

Publicado em 07/06/2022

Agência FAPESP – Estão abertas até sexta-feira (10/06) as inscrições para duas oportunidades de pós-doutorado vinculadas ao projeto “A política do complexo industrial da saúde em tempos de transformação”. Os selecionados vão atuar na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

A primeira vaga é direcionada a estudos sobre políticas que garantam o acesso a medicamentos no Brasil. Potenciais tópicos de pesquisa incluem a variação na elegibilidade da vacina COVID-19 (nacional e local), as estratégias do Ministério da Saúde para garantir o acesso a medicamentos de alto custo, as políticas em torno da avaliação de tecnologia em saúde de novos produtos e as relações políticas entre instituições governamentais e privadas.

O selecionado para a segunda oportunidade deverá desenvolver pesquisas sobre a economia política da regulação farmacêutica no Sul Global; a política de transferência de tecnologia entre desenvolvedores no Norte Global e empresas farmacêuticas locais no Sul Global; e/ou a política de compras governamentais no setor de saúde do Brasil.

Todos os tópicos de pesquisa considerarão o Brasil de uma perspectiva comparada, identificando lições aplicáveis no país e em outros contextos.

Os candidatos devem se inscrever pelo e-mail postdoctoral.fgv@gmail.com. Anexar à mensagem os seguintes documentos : currículo Lattes, proposta escrita em inglês explicando os interesses e plano de pesquisa para o projeto, um exemplar em inglês de texto científico (artigo como primeiro autor, capítulo de dissertação etc.) e o contato de duas referências pessoais.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5079.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.