Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Pós-doutorado em saúde coletiva na USP


Pós-doutorado em saúde coletiva na USP

Estudo busca compreender como as desigualdades socioeconômicas e de gênero intensificadas pela pandemia de COVID-19 marcaram a dinâmica de interações sociais e sexuais de estudantes do ensino médio (foto: Alexandra_Koch/Pixabay)

Publicado em 09/06/2022

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP está disponível para o projeto "Em tempos de COVID-19: iniciação sexual, socialização e exposição ao risco de jovens de escolas públicas de ensino médio", conduzido na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). As inscrições se encerram no domingo (12/06).

O estudo visa compreender como as desigualdades socioeconômicas e de gênero intensificadas pela pandemia de COVID-19 marcaram a iniciação sexual e a dinâmica das interações sociais e sexuais, com impacto na prevenção ao SARS-CoV-2. Um dos objetivos atrelados à bolsa de pós-doutorado é analisar como jovens estudantes de ensino médio da rede pública enfrentam violência e discriminação associadas a gênero e orientação sexual em suas experiências com a sexualidade.

O projeto é apoiado pela FAPESP no âmbito de chamada de propostas lançada em 2021 para fomentar pesquisas voltadas a subsidiar políticas públicas relacionadas ao enfrentamento da crise socioeconômica decorrente da pandemia de COVID-19. O edital está alinhado à Agenda de Pesquisa das Nações Unidas para a Recuperação pós-COVID-19, que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e foi definida com participação de vários pesquisadores e agências de fomento do mundo.

Perfil esperado do candidato: brasileiros ou estrangeiros fluentes em português, com doutorado em ciências sociais ou áreas afins, repertório teórico e experiência de pesquisa em questões relativas a juventude, gênero e sexualidade.

Na primeira fase de seleção são necessários: carta de intenção justificando o interesse e a potencial contribuição do candidato para o projeto (até duas páginas); currículo (Lattes para brasileiros); e duas cartas de recomendação de pesquisador sênior na área. A segunda fase envolverá entrevistas on-line ou presenciais com os (as) candidatos (as) pré-selecionados (as). Os documentos devem ser enviados para o e-mail cabralcs@usp.br indicando como assunto “Posdoc-jovens-gênero-sexualidade”.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5144.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/38846