Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Professor da USP de São Carlos é contemplado com o programa Simons Sabbatical Visitor


Professor da USP de São Carlos é contemplado com o programa Simons Sabbatical Visitor

Silva integra a equipe de pesquisadores em mecânica dos fluidos computacional do CeMEAI (foto: ICMC/USP)

Publicado em 09/01/2026

Agência FAPESP * – Tiago Pereira da Silva, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), foi contemplado com o programa Simons Sabbatical Visitor.

O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no ICMC-USP.

O Simons Sabbatical é financiado pela Fundação Simons e oferece aos cientistas a oportunidade de se dedicarem integralmente ao trabalho acadêmico, livres das responsabilidades administrativas e de ensino habituais em suas instituições de origem. Além de promover um profundo engajamento científico, o programa também proporciona valiosas oportunidades de networking e colaboração internacional.

A Fundação Simons é uma comunidade de acadêmicos fundada em 1994 com a missão de avançar as fronteiras da pesquisa em matemática e ciências básicas.

Silva terá a oportunidade de passar um período no International Centre for Theoretical Physics (ICTP), em Trieste, Itália, para o aprofundamento de suas pesquisas em sistemas dinâmicos, redes complexas e comportamento coletivo.

“Sinto-me muito honrado por ter sido selecionado para o programa Simons Sabbatical. A oportunidade representa não só um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos em sistemas dinâmicos e redes complexas, mas também um momento fundamental para aprender com colegas de todo o mundo, explorar novas ideias e consolidar colaborações internacionais. Acredito que essa vivência enriquecerá minha carreira e contribuirá de maneira profunda para os grupos de pesquisa do ICMC e para nossas linhas de estudo”, diz o professor.

As áreas estudadas por ele exploram temas como previsão de mudanças abruptas de comportamento em sistemas complexos a partir de dados e teoria matemática da sincronização de redes. Com o aprimoramento das pesquisas no período de seis meses, o docente acredita que será possível ampliar as redes de colaboração com o ICMC, atrair novos projetos conjuntos e obter capacitação avançada na fronteira da matemática aplicada.

Atualmente, Silva coordena o Projeto Temático “EPSRC-FAPESP previsão de transições críticas em redes dinâmicas complexas: redução e aprendizagem”, que é financiado pela Fundação e aborda os desafios apresentados por sistemas complexos do mundo real descritos como redes de elementos dinâmicos interconectados.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CeMEAI.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/56919