Projeto da UFSCar que estuda as concepções do brasileiro sobre a vacina da COVID-19 busca voluntários

Pessoas de qualquer região do Brasil a partir de 18 anos podem participar por meio de questionário on-line. Um dos objetivos da pesquisa é entender os riscos de recusa vacinal (foto: LuAnn Hunt/Pixabay)

Publicado em 25/08/2021

Agência FAPESP – Pesquisadores do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) buscam voluntários para participar da pesquisa “Atitudes e percepções sobre a vacinação para COVID-19”.

Estão sendo convidadas pessoas de qualquer região do Brasil, a partir de 18 anos de idade, para responder a um questionário on-line. O tempo de preenchimento é de, no máximo, dez minutos, e o questionário ficará disponível até 2022.

O projeto é conduzido pelo professor Henrique Pott Junior. O objetivo é compreender as concepções da população brasileira sobre a adoção da vacinação contra a COVID-19 e entender os riscos da recusa vacinal, especialmente no contexto pandêmico. O levantamento poderá orientar gestores e profissionais de saúde.

A pesquisa inclui questões sociodemográficas e de qualidade de vida, informações gerais sobre a COVID-19 e um questionário específico relativo à vacina.