Projeto de compósitos poliméricos com atividade biocida tem pedido de patente registrado

Invenção de pesquisadores do CDMF está disponível nas bases do INPI. Produto pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos contra vírus, bactérias e fungos. (imagem: CDMF)

Publicado em 17/07/2023

Agência FAPESP * – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registrou o Pedido de Patente de Invenção do projeto intitulado “Compósitos de Poliolefinas e Semicondutores à Base de Prata com Alta Atividade Biocida”, com autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A invenção pertence ao campo da química, mais especificamente ao de polímeros, e consiste em compósitos poliméricos de poliolefinas e semicondutores à base de prata (Ag2WO4, Ag2MoO4, Ag3PO4 e Ag2CrO4) com atividades biocidas.

O produto desenvolvido pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos economicamente viáveis contra vírus, bactérias e fungos.

O projeto conta com a participação de pesquisadores da UFSCar, Universitat Jaume I (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A invenção, conforme consta na Revista da Propriedade Industrial N° 2731 de 9 de maio de 2023, está disponível nas bases de patentes internacionais e do INPI.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do CDMF.

Fonte: https://agencia.fapesp.br/41911