Invenção de pesquisadores do CDMF está disponível nas bases do INPI. Produto pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos contra vírus, bactérias e fungos. (imagem: CDMF)
Publicado em 17/07/2023
Agência FAPESP * – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registrou o Pedido de Patente de Invenção do projeto intitulado “Compósitos de Poliolefinas e Semicondutores à Base de Prata com Alta Atividade Biocida”, com autoria de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A invenção pertence ao campo da química, mais especificamente ao de polímeros, e consiste em compósitos poliméricos de poliolefinas e semicondutores à base de prata (Ag2WO4, Ag2MoO4, Ag3PO4 e Ag2CrO4) com atividades biocidas.
O produto desenvolvido pode ser utilizado para confecção de superfícies biocidas seguras, aplicáveis a diversos equipamentos e dispositivos economicamente viáveis contra vírus, bactérias e fungos.
O projeto conta com a participação de pesquisadores da UFSCar, Universitat Jaume I (Espanha) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A invenção, conforme consta na Revista da Propriedade Industrial N° 2731 de 9 de maio de 2023, está disponível nas bases de patentes internacionais e do INPI.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do CDMF.