"Material mostra não apenas a ação do Estado, mas também a mobilização da sociedade civil e de movimentos de saúde que tiveram papel decisivo na consolidação do SUS", diz pesquisador (foto: Radilson Carlos Gomes/Trajetória da Saúde em SP)
Publicado em 26/11/2025
Agência FAPESP – Um acervo inédito de documentos e fotografias que retratam a história da saúde em São Paulo foi digitalizado e está disponível em acesso aberto. O material integra o Observatório da Saúde Paulista, resultado do projeto “História e Saúde em São Paulo: Instituições, atores e ideias”, conduzido por equipes do Instituto Butantan e do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas com financiamento da FAPESP.
Durante dois anos, pesquisadores e arquivistas mapearam, identificaram e digitalizaram registros textuais e iconográficos produzidos principalmente entre as décadas de 1970 e 1990. Os documentos permitem compreender como o Estado se tornou referência na formulação de políticas públicas, no contexto da redemocratização e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os registros estão relatórios técnicos, planos de ação, correspondências, convênios institucionais e mensagens de governo, além de cartilhas educativas e boletins de programas setoriais. O acervo também reúne fotografias de inaugurações de unidades de saúde, congressos científicos e reuniões oficiais, registrando a atuação de gestores, pesquisadores e movimentos sociais.
“Esse material mostra não apenas a ação do Estado, mas também a mobilização da sociedade civil e de movimentos de saúde que tiveram papel decisivo na consolidação do SUS”, disse à Assessoria de Imprensa do Instituto Butantan Nelson Ibañez, pesquisador responsável pelo projeto.
A iniciativa também apostou na comunicação científica como eixo estratégico. A tradução de um acervo denso em narrativas acessíveis permitiu evidenciar São Paulo como laboratório de políticas públicas que se irradiaram pelo Brasil. Essa abordagem destacou a articulação entre participação social, formulação acadêmica, decisões políticas e práticas cotidianas de profissionais de saúde.
O acervo pode ser acessado em: https://historiaesaude.com.br/.