Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Treinamento técnico em filogenia de algas na Unesp de São José do Rio Preto


Treinamento técnico em filogenia de algas na Unesp de São José do Rio Preto

Vaga é para projeto sobre filogenômica e caracterização genômica de algas (foto: Piotr Kuczynski/Wikimedia Commons)

Publicado em 21/02/2024

Agência FAPESP – Uma oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP está disponível pelo Projeto Temático "Filogenômica e caracterização genômica de algas vermelhas continentais da ordem Batrachospermales (Rhodophyta). As inscrições vão até amanhã (23/02).

Conduzido no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Ibilce-Unesp), o projeto aborda a análise filogenômica e a caracterização de genomas organelares de algas vermelhas continentais da ordem Batrachospermales. Será oferecido treinamento nas várias etapas envolvidas no projeto, tanto práticas (laboratoriais e de campo) quanto teórico-práticas. Há possibilidade de o bolsista se associar ao projeto futuramente como aluno de mestrado ou doutorado nos programas de biodiversidade ou microbiologia do campus.

O bolsista realizará as seguintes atividades: coleta de amostras; preparação de soluções de trabalho em biologia molecular; calibragem e manutenção de equipamentos; realização de protocolos de biologia molecular com amostras de algas vermelhas; inclusão das amostras de DNA em banco de dados e das sequências geradas no GenBank (NCBI).

Os candidatos devem ser bacharéis, licenciados ou mestres em ciências biológicas ou áreas afins. É desejável experiência prévia com protocolos de biologia molecular.

Mais informações sobre a vaga e as inscrições em: www.fapesp.br/oportunidades/6738/.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.507,60 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/50896