Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


USP oferece curso introdutório gratuito de inteligência artificial


USP oferece curso introdutório gratuito de inteligência artificial

Os professores serão Roberto Marcondes Cesar Júnior, Nina Sumiko Tomita Hirata, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo e Roberto Hirata Júnior (imagem: Freepik*)

Publicado em 20/03/2024

Agência FAPESP – Quatro professores da Universidade de São Paulo (USP) especialistas em inteligência artificial (IA) vão apresentar, no dia 5 de abril, um curso introdutório gratuito para interessados em conhecer conceitos básicos da área.

A equipe é formada por Roberto Marcondes Cesar Júnior, Nina Sumiko Tomita Hirata, Thiago Alexandre Salgueiro Pardo e Roberto Hirata Júnior.

Além da introdução à área de IA, os participantes poderão compreender como funciona o processamento de linguagem natural, a visão computacional, o aprendizado de máquina e conhecer as perspectivas futuras desse campo, que está no centro das discussões em todo o mundo.

Promovido por pesquisadores do projeto Synestech.AI, da Motorola, e do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI), o curso integra a programação do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) e as atividades de um Projeto Temático apoiado pela FAPESP. O C4AI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e IBM na USP.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos da USP e será realizada de forma híbrida: há 600 vagas para quem desejar acompanhar o curso presencialmente e outras 50 mil para aqueles que optarem por assistir pelo YouTube. Com seis horas de duração, o curso ocorrerá em dois períodos: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Para participar presencialmente, o único pré-requisito é poder comparecer ao local em que as atividades serão oferecidas, no Centro de Difusão Internacional da USP, av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 4, Cidade Universitária, São Paulo. Para se inscrever nessa opção, basta acessar o Sistema Apolo da USP até segunda-feira (25/03) ou enquanto houver vagas.

Para participar do curso a distância, basta ter conhecimentos básicos que permitam utilizar um computador e acessar a internet para assistir às aulas e realizar a atividade final de avaliação. As inscrições para essa modalidade devem ser feitas também pelo Sistema Apolo da USP até segunda-feira.

Todos os inscritos e aprovados receberão certificados após o encerramento do curso.

Além das aulas do dia 5 de abril, na semana seguinte, de 8 a 12 de abril, serão promovidos diariamente bate-papos virtuais sobre inteligência artificial, das 14h às 15h, pelo Google Meet. A participação nessas atividades extras não é obrigatória.

Mais informações: https://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=3867.

Image by freepik

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51170