Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Workshop sobre Processos Dinâmicos em Redes Complexas


Publicado em 19/03/2024

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para o Workshop sobre Processos Dinâmicos em Redes Complexas, que será realizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) de 13 a 17 de maio.

O objetivo é reunir especialistas, trazer à tona discussões sobre os avanços recentes na área e promover novas colaborações entre os participantes. O público-alvo inclui pesquisadores e pós-doutorandos.

O workshop de cinco dias, gratuito e em inglês, terá palestras com pesquisadores convidados, apresentações de trabalho e sessões de discussão.

O foco será em dois processos particularmente importantes em sistemas complexos. O primeiro é a disseminação de doenças infecciosas e de informações. Como a propagação de ambas depende criticamente da rede de contatos entre as pessoas, compreender como a topologia dessas redes afeta essa disseminação e como ela, por sua vez, modifica a rede tornou-se um tema de pesquisa crucial. Um segundo tópico que será discutido é a sincronização de osciladores acoplados, uma área relevante em termos de ciência tanto aplicada quanto básica.

Os interessados podem se inscrever por formulário on-line até domingo (24/03). Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo.

O workshop ocorrerá no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo. Parte do evento terá o conteúdo posteriormente disponibilizado no canal do ICTP-SAIFR no YouTube.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/wdpcn2024/.
 

Fonte: https://agencia.fapesp.br/51159