Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP e a Agenda 2030

ODS 7 Energia Limpa e Acessível


ODS 7 Energia Limpa e Acessível

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados em 2015, estabeleceram metas para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. Desde 2016, o governo do estado de São Paulo vem trabalhando pela institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS.

As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. A FAPESP, na qualidade de agência de fomento, está alinhada com as iniciativas oficiais em andamento e, ao longo do tempo, tem oferecido apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nesse contexto.

Iniciativas e Programas FAPESP para a Agenda 2030:

Ciência e Inovação no combate à COVID-19

  • O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) estimula e articula atividades de pesquisa e desenvolvimento para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas á produção de bioenergia no Brasil.
    https://fapesp.br/bioen/
    www.bioenfapesp.org

  • O Centro de Pesquisa em Engenharia em Produção de Energia e Inovação (Epic), criado pela FAPESP e a Equinor Brasil Energia, tem sede na Unicamp e o objetivo de buscar soluções inovadoras para otimizar a produção de energia. 
    https://fapesp.br/cpe/39

  • O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI), financiado pela FAPESP e Shell e com sede na USP, desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de emissões de CO2. 
    https://fapesp.br/cpe/1

  • O Centro em Pesquisa em Engenharia Prof. Urbano Ernesto Stumpf, constituído pela FAPESP e o Grupo PSA, desenvolve pesquisas em motores a biocombustíveis, desde a fenomenologia básica da combustão de biocombustíveis até a interação entre o motor e veículo.  https://fapesp.br/cpe/2

  • O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), criado pela FAPESP e Shell e sedes na Unicamp e no Ipen, desenvolve novos dispositivos de armazenamento de energia com baixa emissão de gases de efeito estufa e novas rotas tecnológicas para a conversão de metano em produtos químicos. https://fapesp.br/cpe/12

  • O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), desenvolve materiais funcionais e nanoestruturados com foco em energia renovável, saúde e sustentabilidade ambiental.
    http://cdmf.org.br/