Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP e a Agenda 2030

ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável


ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados em 2015, estabeleceram metas para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. Desde 2016, o governo do estado de São Paulo vem trabalhando pela institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS.

As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. A FAPESP, na qualidade de agência de fomento, está alinhada com as iniciativas oficiais em andamento e, ao longo do tempo, tem oferecido apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nesse contexto.

Iniciativas e Programas FAPESP para a Agenda 2030:

  • O Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa (PDIP) investe na modernização da infraestrutura e capacitação de pessoal de 12 instituições de pesquisas paulistas.
    https://bv.fapesp.br/pt/615/

  • O Centro de Pesquisa Avançada de São Paulo para Controle Biológico (SPARCBio), apoiado pela FAPESP e a Koppert e com sede na Esalq-USP, desenvolve modelo de controle biológico de pragas para regiões tropicais por meio de pesquisa internacional competitiva.
    https://fapesp.br/cpe/50

  • O Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), constituído pela FAPESP e a Embrapa e com sede na Unicamp, tem como missão gerar ativos biotecnológicos que aumentem a resistência de plantas à seca e ao calor e transferir tecnologias ao setor produtivo.  https://fapesp.br/cpe/16

  • O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), na USP, tem foco em pesquisas sobre alimentos e nutrição.
    http://forc.webhostusp.sti.usp.br/index.php

  • NPOP - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza – BIOTA Síntese, constituído no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, realiza a análise de soluções baseadas na natureza para dar respostas a desafios da agricultura sustentável, segurança hídrica e controle de zoonoses.

  • NPOP/PBIS – Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis, criado no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, tem sede no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. 

  • NPOP – Estratégias Biotecnológicas e Genômicas para Qualidade, Produtividade e Manejo Sustentável de Citros, Café e Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, constituído no âmbito do programa Ciência para o Desenvolvimento, tem sede no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.