Fapesp

A FAPESP e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


FAPESP e a Agenda 2030

ODS 15 Vida Terrestre


ODS 15 Vida Terrestre

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), lançados em 2015, estabeleceram metas para alcançar um futuro sustentável e justo para as pessoas em todo o mundo até 2030. Desde 2016, o governo do estado de São Paulo vem trabalhando pela institucionalização da Agenda 2030 e dos ODS.

As pesquisas científicas acerca da temática trazem uma contribuição importante para o alcance das metas. A FAPESP, na qualidade de agência de fomento, está alinhada com as iniciativas oficiais em andamento e, ao longo do tempo, tem oferecido apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nesse contexto.

Iniciativas e Programas FAPESP para a Agenda 2030:

  • O Programa BIOTA-FAPESP tem por objetivo catalogar, caracterizar e, quando necessário, recuperar a biodiversidade brasileira, promover seu uso sustentável, estabelecer mecanismos para sua conservação, fornecer informações a gestores públicos e privados, conscientizar a população sobre o assunto e desenvolver novos produtos e tecnologias para o setor privado.
    www.biota.org.br

  • O Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa (PDIP) investe na modernização da infraestrutura e capacitação de pessoal de 12 instituições de pesquisas paulistas.
    https://bv.fapesp.br/pt/615/

  • O Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), no Instituto Butantan, investiga a resposta sistêmica de células, tecidos e organismos usando toxinas peptídicas definidas quimicamente como ferramentas moleculares. 
    http://www.cetics.com.br/